“Segundo a lenda existem outras mouras encantadas no termo de Pinelo: uma nas fragas do Picote sítio alto próximo da povoação e outra nas Fragas de Penalmurio. Alguns dos pastores que antigamente frequentavam estes locais asseguravam que, nas manhãs de São João, tinham visto as encantadas e ficaram deslumbrados com a sua beleza.
Os que eram mais dotados de expressão descreviam mesmo o quadro idílico do encantamento: sentada no rochedo e antes do sol nascer, a moura penteava os seus cabelos dourados com um pente de ouro. Mas quando era surpreendida pelo olhar espantado do pastor desaparecia. Bem eles procuravam encontrar algum dos cabelos, ou o pente de ouro, mas a sorte já os favorecera com a visão e a moura não deixava rasto para não ser quebrado o encanto”.
Este é apenas um extracto que aqui se apresenta como exemplo do conteúdo que poderá encontrar no livro “Pinelo, economia da natureza e cultura popular”, de Francisco António Lourenço Vaz.
Francisco António Lourenço Vaz, nasceu em Pinelo, concelho de Vimioso, em 1955. É Licenciado em História pela Universidade do Porto, Mestre em História Cultural e Política pela Universidade Nova de Lisboa, Doutor em História da Cultura Moderna e Contemporânea, pela Universidade de Évora. É Professor Auxiliar com Agregação, do Departamento de História da Universidade de Évora, Investigador do Centro de História e Filosofia da Ciência e Director dos Curso de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação.
Entre os trabalhos que publicou destacam-se: As Ideias Pedagógicas em Portugal nos Fins do Século XVIII – Bento José de Sousa Farinha (1992); A Difusão das Ideias Económicas de António Genovesi em Portugal (1999); Évora Lastimosa e Outros Textos Sobre o Saque de Évora pelos Franceses em 1808 (2002); As Bibliotecas e os Livros na Vida e Obra de D. Frei Manuel do Cenáculo ( 2003); Livros e Leituras para Instrução Económica do Povo (2004), Frei Manuel do Cenáculo Construtor de Bibliotecas (2006); O Saque de Évora pelos Franceses em 1808. Textos Históricos (2008).
Titulo: “Pinelo, economia da natureza e cultura popular”
Autor: Francisco António Lourenço Vaz
Editora: Edições Colibri
Preço: 5,00€
Sem comentários:
Enviar um comentário