segunda-feira, 25 de março de 2013

Centro Micológico de Vinhais de portas abertas

cogumelos.jpg
Foi inaugurado, no passado sábado, o Centro Micológico de Vinhais.
Este equipamento, único na região, está instalado no Parque Biológico e é parte integrante da estratégia turística do concelho.
“Há cerca de seis anos estabelecemos um caminho que devíamos seguir no concelho de Vinhais com o objectivo de incrementar uma efectiva visitação ao concelho. Temos conseguido bons resultados e o Parque Biológico encerra agora aquilo que é o grande conteúdo desta estratégia. No parque os equipamentos são diversos e só faltava este Centro Micológico”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Américo Pereira.
O concelho de Vinhais é conhecido pela grande variedade de cogumelos, havendo quem aponte para “três mil variedades”. Segundo o autarca local, este centro vem apoiar toda a comunidade que quer usufruir deste produto abundante na região. “ Vai ser uma grande mais-valia em termos de visitação e de aprendizagem porque o tema dos cogumelos é hoje muito importante pois há um conjunto de pessoas que se dedica à aprendizagem e ao conhecimento e até à comercialização e este Centro vem nesse encontro”, acrescenta Américo Pereira.
O equipamento está estruturado em quatro áreas temáticas: habitats micológicos, cogumelos tóxicos, ecologia dos cogumelos e gastronomia micológica. Irá promover cursos, workshops, demonstrações culinárias, entre outras iniciativas, estando marcado para o último fim-de-semana de Abril o primeiro evento.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário