sexta-feira, 8 de março de 2013

Idosos de Lagoa obtêm conhecimentos de informática

De outubro a março, diversos idosos de Lagoa frequentaram ações de formação em informática. Aprender a trabalhar com o computador e a “navegar” na internet, aproximando também os mais velhos das novas tecnologias foi o objetivo da iniciativa.


Ontem receberam os respetivos certificados de certificação.A formação em informática, inseridas no programa de Formação para a População Idosa e Comunidade, promovido pela Rede Social de Macedo de Cavaleiros, foram uma resposta às solicitações da própria população, que sempre manifestou vontade em adquirir conhecimentos de informática, nomeadamente em internet, principalmente para encurtar distâncias com muitos familiares e amigos a residir no estrangeiro.

Incentivada a participar “por outras pessoas da minha idade que aqui vinham”, Isabel Castro de 71 anos diz que “estas coisas dos computadores são boas, aprendi muitas coisas, mas precisávamos de mais horas porque já não é fácil para nós aprendermos tudo.” Maria Nunes com 68 anos, diz que já antes frequentara uma formação de informática “mas esqueci tudo, agora consegui reaprender essas coisas e melhorei um bocadinho, embora não seja o ideal. Já sei escrever e a internet não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’.

Vou continuar para não esquecer.” José Rosa de 62 anos que participou para “aprender e assim sair do anonimato” diz que “aprendi alguma coisa, mas a formação foi curta e uma pessoa vai esquecendo. Nunca é tarde para aprender e logo que surja outra iniciativa vou aproveitá-la.”

As sessões, que decorrem uma vez por semana no Centro de Dia da freguesia, foram participadas por quinze idosos. Ontem, na última aula, receberam do Vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros os certificados de participação. O autarcareferiu que esta iniciativa pretendeu transmitir “conhecimentos básicos, úteis e necessários para o dia a dia das comunidades, para que possam enfrentar este mundo de competição, baseado nas novas tecnologias.”

O programa de formação que promoveu também sessões de segurança pessoal, alimentação saudável, saúde e de preenchimento do IRS, possibilita na opinião de Duarte Moreno “que as pessoas não se sintam excluídas relativamente a estas matérias. Estas pessoas gostaram e estão empenhadíssimas em aprender mais e iremos pensar na Rede Social em continuar com o projeto que as pessoas gostam, não só aqui como noutros locais do concelho. Quando os nossos governos pensam que já toda a gente pode enviar o seu IRS pela Internet, não é verdade. Talvez agora, com algumas das dicas que aqui receberam, estas pessoas o consigam fazer e ensinar outras.”

O programa de Formação para a População Idosa e Comunidade decorreu em Lagoa, Vinhas e Vilar do Monte desde outubro, e envolveu a Câmara Municipal, GNR, Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança e a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros.

Retirado de noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário