segunda-feira, 18 de março de 2013

Torre de Moncorvo: Vila nordestina tem Museu de Arte Sacra

 A vila transmontana de Torre de Moncorvo tem aberto ao público desde sesta feira um Museu de Arte Sacra que alberga um espólio que remonta ao século 13.

O início do processo de instalação do novo equipamento cultural remonta à década de 80 do século passado, com aquisição por parte da autarquia da igreja de São Francisco.
No entanto por motivos de segurança, as entidades responsáveis pelo projeto optaram por instalar o museu na Igreja da Misericórdia, classificado como momento nacional.
Durante a sua passagem por Torre de Moncorvo, o Presidente da Republica visitou o equipamento e enalteceu o seu valor cultural e o esforço das entidades envolvidas no processo.
O Presidente da República, que se associou à inauguração do novo equipamento, destacou a importância da preservação de memória do passado.
É importante que “todos nós saibamos de onde viemos", considerou.
"É importante que todos reconheçamos a importância da preservação da memória, já que contribui para o reforço da coesão da comunidade" frisou Cavaco Silva.
O novo museu resulta de uma parceria entre o município, diocese Bragança-Miranda e Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo.
Durante a visita presidencial à vila do Douro Superior, o chefe de Estado presidiu ao lançamento da segunda edição da Monografia de Torre de Moncorvo, "um documento marcante no concelho".
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário