quinta-feira, 21 de março de 2013

Torre de Moncorvo: "Incorreções" na segurança laboral da barragem do Sabor, mas sem "perigo iminente"

 O inspetor-geral da Autoridade para Condições do Trabalho (ACT) avançou que foram detetadas "algumas incorreções", no que respeita à segurança dos trabalhadores que operam nas obras da barragem do Baixo Sabor, mas sem situações de "perigo iminente".
"Tem de continuar a existir uma monitorização detalhada e contínua, em termos de segurança no trabalho, já que por vezes o ‘diabo' encontra-se nos detalhes. Por esse motivo, é necessário aprimorar detalhes", disse Pimenta Braz.
Em declarações a propósito da ação inspetiva que a ACT fez hoje ao estaleiro de construção do aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, o responsável acrescentou que é igualmente necessário intensificar a coordenação de segurança em toda frente de trabalho e estaleiro.
Nas obras de construção do empreendimento hidroelétrico já morreram dois trabalhadores em acidentes de trabalho, o primeiro em outubro de 2012 e o segundo em janeiro de 2013, tendo ocorrido cinco outros acidentes de trabalho graves, avançou a ACT, a propósito desta ação inspetiva.
"Depois destas mortes lamentáveis, há outros cuidados de segurança e não verificamos, no decurso da ação inspetiva, situações de perigo iminente. Se não, teríamos de imediato de suspender trabalhos, situação que não se verificou", frisou Pimenta Braz.
A ação inspetiva ao estaleiro de construção do aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor, hoje efetuada, teve como objetivo verificar as condições de segurança das frentes de trabalho, bem como o cumprimento das obrigações em termos das relações de trabalho.
Na frente de obra laboram cerca de 1600 trabalhadores.
O dono de Obra é a EDP - Gestão de Produção de Energia, SA. Como entidades executantes estão o Baixo Sabor - Bento Pedroso e Lena Construções ACE e Andritz Hydro, estando a coordenação de segurança em obra a cargo de Tabique, Engenharia, Lda.
A albufeira principal deverá começar a encher no final deste ano, segundo as previsões iniciais do projeto que faz parte do Plano Nacional de Barragem.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário