domingo, 17 de março de 2013

Alunas de Macau fazem estágio em Bragança

fotoDuas estudantes de Enfermagem de Macau estão a estagiar na Unidade Hospitalar de Bragança, fruto de um protocolo celebrado entre o Instituto Politécnico de Bragança, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Universidade de Macau.
Hanne e Pemily, as jovens macaenses, estão a gostar da experiência, tendo apenas problemas a nível de comunicação. “Estamos a gostar muito do hospital. Os colegas e os pacientes são muito amáveis para nós. Os colegas tentam ajudar-nos a comunicar com os pacientes. Temos dificuldades em comunicar, mas tentamos vários métodos, como a linguagem corporal, a tradutora, mas temos algumas dificuldades. No entanto, estamos muito felizes. Na cidade não há muita gente que fale inglês. Nós não falamos muito bem português, estamos a tentar aprender, mas é muito difícil”.
Helena Pimentel, directora da Escola Superior de Saúde de Bragança, sublinha a importância destes estágios. “Os nossos estudantes têm a oportunidade de contactar com estudantes de outros continentes, neste caso, e exercerem uma função e um objectivo que é colaborar na aprendizagem destes estudantes, através de uma orientação tutorial, através de um acompanhamento de maior proximidade”, salienta a docente.

Estágio peculiar
Ângela Prior, enfermeira directora da ULS Nordeste, sabe que existem dificuldades, mas diz ser bom para as estudantes a experiência em Bragança. “Este estágio tem características muito peculiares e são diferentes dos outros. Esta é a quarta semana das futuras enfermeiras de Macau em Bragança e, num futuro próximo, poderá haver ainda mais intercâmbios entre estudantes de Macau e brigantinos”, salienta a responsável.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário