segunda-feira, 11 de março de 2013

"La Raya", uma viagem através da fronteira entre Portugal e Espanha

É uma nova série documental que vai passar no Canal História aos domingos da parte da tarde e aborda as relações de fronteira existentes entre Portugal e Espanha. Ao longo de mais de 3.000 km, esta série de documentários irá revelar as diferenças e semelhanças entre os dois países.

Calvos de Randín, Tourém, Puebla de Sanabria, Bragança, Jerez de los Caballeros y Olivenza são, entre muitas outras, localidades que servirão de exemplo para explicar esses laços e relações sociais que desde há séculos se estabelecem entre ods dois povos.

Uma vasta área geográfica conhecida como “La Raya” ou raia fronteiriça será apresentada nesta série documental, testemunhando-se as similitudes e diferenças sociologicas, dos costumes, e a longa história que ambos têm percorrido juntos e que muitas vezes é apenas reduzido a alguns conceitos teóricos, esquecendo-se o que realmente constitui a essência desta zona geográfica, ou a maneira como as pessoas de ambos os lados aprenderam a viver juntas e a caminhar juntas ao longo dos séculos.

No fundo, esta série documental revela que o que une os dois povos que habitam a zona fronteiriça é muito mais do que aquilo que os divide.

Dirigido pelo espanhol Miguel Angel Tobias e pelo português Pedro Pernas , esta produção documental vai viajar mais de 3.000 quilômetros para descobrir a fronteira entre Espanha e Portugal. Ao longo de seis capítulos concebidos num formato que segue os princípios do road show, a série irá mostrar as diferenças e as semelhanças entre os dois países.

Cada capítulo foca-se numa determinada área geográfica, de modo a construir uma série com uma continuidade narrativa resultante da relação entre Michelangelo e Pedro, documentariastas que têm personalidades diferentes.

Retirado de noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário