quarta-feira, 6 de março de 2013

Jovens preocupados com o futuro

parlamento_jovens.jpg
Realizou-se durante o dia de ontem, no auditório Paulo Quintela, uma sessão do Parlamento de Jovens Secundário. Com a temática “Jovens e o emprego, que futuro?”, foram entregues diversas propostas que agora serão levadas até Lisboa para serem debatidas no parlamento.
A Escola Prática Universal de Bragança e a Escola Profissional de Carvalhais, esta segunda com a ideia vencedora de baixar impostos aos jovens empreendedores, irão levar quatro alunos que representarão o distrito.Segundo Wanderlei Antunes, porta-voz escolhido da região no parlamento, sabe que passa pelos jovens alterar o panorama negativo do país.“O país e o mundo estão numa situação complicada. A crise económica e social está em todo o lado. Nós, os jovens, somos os mais prejudicados. Neste âmbito vamos a Lisboa debater o tema “O jovem que emprego e que futuro”.Mário Trindade, presidente da Sessão do Parlamento de Jovens, partilha da mesma preocupação e vê os jovens a regredir academicamente nos próximos anos.“Um futuro muito complicado onde os jovens vão tomar decisões que não pensavam ter que tomar. Estudaram durante anos a fio para um objectivo e vão chegar ao final do curso, desses anos de investimento, e vão ter que escolher outro caminho. Um caminho cujas exigências são menores que as qualidades e qualificações que têm. As próximas duas décadas vão ser muito complicadas para os jovens em Portugal”.Manuel Barros, director regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, exalta a importância do Parlamento Jovem.“O parlamento dos jovens é um programa que surge de uma parceria entre o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Assembleia da República e o Ministério da Educação. Está a decorrer em todo o país e está a ter uma grande adesão. A sua importância está no facto de gerar oportunidades de participação cívica e é fundamentalmente um jogo de cidadania”.
A sessão durou toda a manhã e tarde do dia de ontem e foram debatidas ideias sobre o empreendedorismo e as potencialidades dos jovens e da região de Bragança no futuro.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário