quarta-feira, 6 de março de 2013

Projecto da Associação Entre Famílias ajuda idosos

entre_familias.jpg
Ajudar os idosos a sorrir. Este é o principal objectivo do projecto “Preciso de um sorriso”, que está a ser desenvolvido pela Associação Entre Famílias no concelho de Bragança.
Esta iniciativa foi apoiada pela Missão Sorriso e ganha agora uma maior dimensão. Belisanda Alves, secretária da associação, sublinha que este apoio de 28 mil euros vai permitir alargar a área de abrangência do projecto.
“Este é um projecto que já vinha de trás, mas faltava-nos uma carrinha, e a Missão Sorriso trouxe-nos a vantagem de podermos adquirir uma carrinha”, enaltece a responsável.
Os idosos vão receber apoio a vários níveis. Liliana Santos, coordenadora técnica da Entre Famílias, enumera as diferentes componentes do projecto.
“Através de visitas domiciliárias a casa de pessoas com mais idade, acima dos 60 anos, levar cuidados de saúde, como pequenos pensos, controlo de medicação e de alimentação, medição de diabetes, colesterol. E simultaneamente fazer visitas de companhia e de combate à solidão, porque muitos idosos precisam de alguém por perto. Outro eixo consiste em trazer um grupo de pessoas até à instituição, onde podem ocupar-se com uma panóplia de actividades”, realça a educadora social.
Esta iniciativa conta, ainda, com uma vertente intergeracional, que vai permitir a troca de experiencias entre idosos e crianças. O presidente da associação, Fernando Alves, assegura que esta é também uma forma de retardar a institucionalização dos idosos.
“O projecto ao contemplar essa intergeracionalidade, quer ter sempre muito presente que se nós pudermos fazer com que as pessoas idosas ganhem auto-estima, mas por outro lado também queremos que essas pessoas retardem o mais que puderem o fenómeno da institucionalização”, salienta Fernando Alves.
As novas valências do projecto “Preciso de um sorriso” vão arrancar já nos próximos meses.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário