sábado, 2 de março de 2013

Reminiscências de Olvído

Reminiscências de Olvido foram escritas para dar a conhecer aos vindouros o que, nos anos trinta, quarenta e cinquenta do século XX, era a vida pelas aldeiras de Trás-os-Montes e Alto Douro; a utilidade dos animais domésticos nos trabalhos da lavoura, pois não havia máquinas motorizadas, cujos utensílios de trabalho, além da charrua, eram os do tempo de Jesus.

Olvido, aqui, é o autor desta obra e Reminiscências são os dezassete episódios que constituem o livro.

Reminiscências denunciam as promessas feitas e não cumpridas pelo politiquismo soez, baixo e sujo, mas que ganha bem, enquanto o Povo, para sobreviver, se obriga a vender a sua força de trabalho ao estrangeiro como escravo.

Olvido, em viagens maravilhosas e movimentadas, mostra paisagens de sonho, inebriantes, desta nossa Pátria pequena, simples,rústica e pastoril, que os antigos nos legaram.Como escreveu o poeta Tomás Ribeiro: Jardim da Europa à beira-mar plantado.

Cláudio Carneiro (natural de Chacim, M. Cavaleiros, 1931; residente na Amadora). Sonhador e destemido, conheceu as paragens longíquas de Goa(1955).Ali colaborou nos jornais "Heraldo" e "Diário". Conheceu os limites orientais do Império. Embarcou em Mormugão, de regresso à Pátria (1957.05.23).

Fez o Curso Geral dos Liceus e frequentou ainda o Curso de Direito que não terminou. Colaborou e foi Administrador do jornal "Poetas & Trovadores", escreveu nas revistas "Mosaicos", "Notícias Metrópole", "Notícias Zurich", na revista "O Bi-Tó-Rô", da Associação Cultural e Recreativa de Soutelo - Mogadouro, da qual é sócio e sócio da Trasald - Cooperativa dos Criativos e Produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, do Grémio Literário de Vila Real, do Centro Cultural de Balsamão - Chacim, Macedo de Cavaleiros e da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Bragança.

Escreveu e escreve ainda em vários jornais Regionais, como "Poetas & Trovadores, Guimarães", "Amadora-Sintra", "Voz do Tua" - Mirandela, "A Voz do Nordeste" - Bragança, "Nordeste" Bragança, "O Coura" - Paredes de Coura e em "Noticias de Trás-os-Montes e Alto Douro" - Lisboa, de cuja Casa Regional foi membro da Direcção e é actualmente Conselheiro Regional, e na revista "UNEARTA" - União Dos Escritores e Artistas Trasmontanos e Altodurienses. Está inscrito na SPA - "Sociedade Portuguesa de Autores" e consta no "Dicionário dos Mais Ilustres Trasmontanos e Alto Durienses", de J. Barroso da Fonte-Vol. II. Casado, sente no seu lar e no de sua filha a riqueza dos valores familiares, expressos na alegria e inocência de dois netos que lhe enchem a casa de vida. Cónego Dr. Belarmino Afonso. Investigador e Director do Arquivo Distrital de Bragança.

Titulo: Reminiscências de Olvído
Autor: Cláudio Carneiro
Editora: Chiado Editora
Preço: 15,00€

Retirado de noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário