sábado, 2 de março de 2013

Contos ao Vento com Demónios Dentro

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

São histórias da tradição oral recontadas e recriadas com muita graça e humor. Histórias que saíram de uma biblioteca chamada Memória e que encantaram gerações de avós, pais e netos.

Histórias fantásticas, mágicas, brincalhonas… Histórias de diabruras, onde o chefe supremo do Mal, o promotor de todos os medos, acaba sempre derrotado.

Os Narradores da Memória. Os contos populares, as lendas e os mitos fazem parte da memória cultural de um povo. A cada geração cabe a responsabilidade de passar à seguinte o seu testemunho, garantindo que o fio condutor da memória não seja quebrado. Têm, por isso, um importante papel os Narradores da Memória.

As Narrações deste livro fazem parte do riquíssimo património imaterial e são versões recontadas e recriadas a partir dos documentos originais que o autor tem vindo, há anos, a compilar e a estudar.

Alexandre Parafita é natural de Sabrosa. Tem o Doutoramento em Cultura Portuguesa e o Mestrado em Ciências da Comunicação. A sua formação académica passou pela ex-Escola do Magistério Primário de Vila Real, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Com vasta experiência no jornalismo (foi jornalista de carreira durante quase 20 anos), na docência, na investigação e no ensaísmo, integra os quadros da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é responsável pelo Setor de Comunicação Institucional. Nesta Universidade é também vice-presidente do Observatório da Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ).

É igualmente professor convidado do Instituto Politécnico de Bragança (Polo de Mirandela) e investigador integrado do Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa, nas áreas da mitologia e da literatura oral tradicional, tendo vindo a realizar estudos e pesquisas que lhe permitiram resgatar mais de um milhar de textos inéditos em risco de se perderem na memória oral. Atualmente, faz parte da equipa de investigação incumbida de realizar o "Arquivo e Catálogo do Corpus Lendário Português", no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Como escritor, a sua obra faz parte do Plano Nacional de Leitura, integra manuais escolares de vários níveis de ensino e é bibliografia obrigatória em cursos de licenciatura e mestrado em escolas superiores e universidades.

Titulo: Contos ao Vento com Demónios Dentro
Autor: Alexandre Parafita
Editora: Plátano Editora
Preço: 8,12€

Retirado de noticiasdonordeste.com

1 comentário: