quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A queda de neve obrigou ao encerramento das escolas e paragem dos transportes públicos no concelho de Bragança

O mau tempo e a neve estão a condicionar o trânsito na principal estrada do Nordeste Transmontano, a A4/IP4. A GNR lançou hoje ao início da manhã um alerta aos condutores que se preparam para fazer viagens longas para circularem com "o máximo de precaução", nomeadamente na A4/IP4, a estrada que liga à fronteira, em Bragança, e ao Porto.

Segundo disse à agência Lusa o comandante do Destacamento de Trânsito da GNR local, Hernâni Martins, "continua a nevar intensamente" e há mais duas estradas afectadas, a nacional 206, na zona da Serra da Nogueira, em Bragança, que já se encontra cortada, e a nacional 103, entre Bragança e Vinhais. A nacional 103, adiantou a GNR, está a ser intervencionada por limpa neves, mas deverá ser cortada, por continuar a nevar bastante.

A cidade de Bragança e as zonas limítrofes estão cobertas por um manto branco, que se foi formando desde a madrugada de hoje e levou a Câmara Municipal a decidir encerrar as escolas, por os transportes públicos não terem condições para circular, adiantou à Lusa o vice-presidente da autarquia.

Rui Caseiro explicou que não estão a ser executadas nem as carreiras com os transportes municipais, dentro da cidade e aldeias, nem as que são asseguradas por privados. De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro, o norte do Distrito de Bragança é a zona da região mais afetada pela neve.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Bragança, "a circulação automóvel está muito condicionada na maioria das estradas do Concelho, nomeadamente nas zonas de maior altitude; assim como a circulaçao pedestre está muito condicionada na Cidade, pelo que se aconselha muita prudência.

O transporte escolar dos alunos (da Cidade e das aldeias) não foi efetuado e os estabelecimentos de ensino estão encerrados.

Os Meios e equipamentos da Proteção Civil Municipal (limpa-neves e distribuidores de sal) estão no terreno, procurando minimizar os efeitos da queda de neve, no sentido de melhorar as condições de circulação, que se espera que melhorem ao longo do dia.

As entidade sresponsáveis pela segurança dos cidadão Recomendam prudência e que as pessoas saiam das suas casas apenas em último caso, tomando, para isso, todas as precauções.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário