quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mogadouro: Sinal da TDT deficiente afeta 70% da população do Planalto Mirandês

 Cerca de 70% da população dos concelhos do planalto mirandês tem problemas de receção do sinal de televisão digital terrestre (TDT), avançou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogadouro.


Segundo Horácio Sá, há localidades dos concelhos de Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta, onde a receção do sinal da TDT é demasiado fraca para que as pessoas possam ver televisão sem contratempos.
"O sinal chega aos recetores com demasiadas falhas, havendo locais, onde só é possível ver televisão através de uma sistema complementar de TDT", frisou o também empresário da área dos eletrodomésticos.
O representante dos empresários disse que um sistema complementar de TDT pode custar cerca de 150 euros, um gasto significativo para uma população idosa e sem meios financeiros como aquela que reside nos concelhos do interior.
Por seu lado, o município de Mogadouro já se prontificou a instalar um posto retransmissor, de resto há semelhança do que fez no passado para a recessão do sinal analógico, mas autoridades responsáveis não autorizaram.
"O município tem consciência que a cobertura da TDT não é melhor em todo o concelho. Desde 2010 que andamos a tratar do assunto com o envio de cartas para a Anacom e para a PT Comunicações (PTC), no sentido de haver uma resolução para o problema", disse o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques.
O autarca diz que esta situação leva a que haja "mais isolamento" das populações rurais e pede a resolução do problema urgentemente.
Contactada a Anacon, explicou que, enquanto operador habilitado, é à PTC que cabe proceder à instalação de meios de transporte e difusão do sinal, não podendo qualquer outra entidade, pública ou privada, a título individual ou coletivo, proceder à instalação de emissores e/ou retransmissores deste serviço.
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário