quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Douro Superior: Marão sem túnel e portagens nas SCUT prejudicam Amendoeiras em Flor - dizem os autarcas

 Autarcas do Douro Superior temem que a suspensão das obras do Túnel do Marão e a cobranças de portagens nas antigas SCUT possam por em causa a afluência de turistas as festividades da Amendoeira em Flor.


O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa) considera que a suspensão das obras no Túnel do Marão está a pôr em causa a economia dos concelhos servidos pelo IC5, principalmente em épocas de grande afluência turística como são as Amendoeira sem Flor.
Para Morais Machado, que é também presidente da Câmara de Mogadouro (PSD), o IC5 tornou-se numa "mais-valia para a região do sul distrito de Bragança". Porém, frisou, "é de todo importante que haja um via que lhe de prolongamento até ao litoral".
O autarca disse ser de "vital importância" que as obras no Túnel do Marão "arranquem o mais urgente possível".
As obras do túnel do Marão estão paradas há cerca de 19 meses.
Já nos concelhos vizinhos do norte do distrito da Guarda, como Figueira de Castelo Rodrigo ou Vila Nova de Foz Côa, os autarcas temem que a cobrança de portagens nas antigas SCUT (vias sem custo para os utilizadores) como a A23, que liga a Guarda a Torres Novas, ou A25 que faz a ligação Vilar Formoso a Aveiro venha "a reduzir" o número de visitantes a estas regiões em tempo de crise.
"Acredito que a cobrança de portagens nas antigas SCUT que servem os concelhos do norte do distrito da Guarda e do Vale do Côa possam reduzir o número de visitantes, mas temos de arranjar uma solução para contornar o problema", disse o autarca de Vila Nova de Foz, o social-democrata, Gustavo Duarte.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário