domingo, 24 de fevereiro de 2013

Miranda do Douro: Juventude Socialista quer contribuir para a preservação da língua mirandesa

 O congresso Nacional da Juventude Socialistas (JS) aprovou por "unanimidade" uma moção intitulada "O Mirandês" de forma a contribuir para a preservação da segunda língua oficial em Portugal.


Em comunicado, os jovens socialistas avançaram que a referida moção foi debatida e aprovada por unanimidade e aclamação na última Comissão Nacional da JS, terminou domingo em Setúbal.
"Com a aprovação desde documento, os órgãos nacionais comprometem-se (tal como a Federação Distrital da Juventude Socialista de Bragança já o realiza desde o início do corrente mandato) a preservar e a divulgar a segunda língua oficial do nosso país", avançou a JS.
Agora, caberá aos pelouros responsáveis da estrutura nacional da JS "analisar a viabilidade em emitir documentos em Português e Mirandês, "de forma gradual".
Por outro lado ficou ainda o compromisso de que os documentos oficiais da JS nacional, assim como os regulamentos das várias estruturas nacionais, serão igualmente traduzidos para língua mirandesa.
Para o líder da distrital dos jovens socialista de Bragança, Nuno Miranda, "este é o reconhecimento devido ao Mirandês.
"A JS demonstrou hoje uma grande maturidade e sentido de responsabilidade. O Mirandês é muito mais do que um dialeto local, é a segunda língua oficial do nosso país" frisou o dirigente
Depois de analisadas as condições necessárias e possíveis, a JS compromete-se a ser parceiro na divulgação do mirandês.
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário