quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Miranda do Douro: Sabores mirandeses em destaque de 15 a 17 de fevereiro

 A Feira de Sabores Mirandeses, que decorre em Miranda do Douro de 15 a 17 de fevereiro, junta pela primeira vez produtos endógenos provenientes dos três concelhos do planalto mirandês.


Segundo a vereadora da Câmara de Miranda do Douro, Anabela Torrão, pela primeira vez estarão reunidos no certame meia centena de produtores de fumeiro, queijo, doçaria tradicional e artesanato, entre outros produtos endógenos oriundos dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.
Outros dos ingredientes é que um dos três dias em que decorre o certame será dedicado a uma raça autóctone existente no planalto mirandês como o "Canhono Mirandês", já certificado, ou a famosa Posta à Mirandesa entre outras iguarias.
"Esta situação deve-se ao de ter sido estabelecido um acordo entre os três municípios para permitir a entradas de expositores em cada um dos três concelhos vizinhos",frisou a autarca.
Esta relação comercial entre os três municípios nordestinos poderá trazer "dividendos económicos" aos produtores numa altura em que é importante criar mais-valias para concelhos do interior do país, tendo por base a economia rural.
"No ano passado já muito se falava em crise, mas os expositores que marcaram presença na Feira de Sabores Mirandeses conseguiram escora todos os seus produtos", disse a vereadora.
Para além da gastronomia, há ainda espaço no festival para a língua e cultura mirandesa onde não faltaram as danças dos pauliteiros, ou uma conversa em mirandês, que é segunda língua oficial em Portugal.
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário