quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

14 confrarias reunidas em Macedo de Cavaleiros

fotoA cidade de Macedo de Cavaleiros acolheu, no passado sábado, o primeiro Encontro Transmontano de Confrarias, promovido pela Confraria do Mel, com sede neste concelho.
“Depois desta confraria ter sido constituída já fomos a vários encontros e achámos que seria interessante fazer um aqui também”, refere o grão-mestre, Francisco Rogão.
Participaram 14 confrarias de vários pontos do país e uma vinda da Estónia. “Depois da adesão que houve seria uma pena não continuar, por isso estamos a pensar em voltar a organizar”, assegura o grão-mestre da Confraria do Mel.
Neste encontro foram entronizados mais nove confrades e quatro confradinhos, que são crianças dos 9 aos 16 anos, que têm de ser filhos ou netos de confrades.
“O meu pai também é confrade e eu também quis aderir. Não foi ele que me incentivou, fui eu que quis. Depois tenho de ajudar a promover o mel”, afirma Paulo Vilarinho, um dos confradinhos entronizados.

Confrades de todas
as idades

Já Bruna Rodrigues considera o trabalho da Confraria interessante.
Acho que as fardas são muito engraçadas, por isso pedi ao meu pai para fazer parte. Depois temos de proteger as abelhas e criar mel”, realça a confradinho.
Apesar da crise que se faz sentir, o sector apícola está em crescimento.
“Devido à falta de emprego, os jovens vêem na apicultura um escape para a vida profissional”, salienta Francisco Rogão.
O grão-mestre diz mesmo que ao nível da agricultura “é um produto que ainda vai dando algum rendimento, pois consegue conservar-se facilmente durante um ou dois anos e tem escoamento garantido”.
No distrito de Bragança existem, actualmente, cerca de 600 apicultores.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário