quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Impacto de 6 milhões na economia regional

fotoO fumeiro tem um impacto significativo na economia da região. É graças à Feira do Fumeiro que se gera um volume de negócios na ordem dos 6 milhões de euros.
“Não estamos a falar apenas da venda de produtos, de alojamento e refeições, mas de todos os negócios que se desenrolam na feira e do reflexo que isso tem durante todo o ano”, realça o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira.
O autarca lembra que o número de turistas que passam por Vinhais tem vindo a aumentar. “Por exemplo, a taxa de ocupação do Parque Biológico é muito superior àquilo que é a média nacional. Aos fins-de-semana, a taxa anual ronda os 100 por cento”, sustenta o edil.
As 200 camas que fazem parte da oferta do concelho já estão esgotadas para o fim-de-semana da Feira do Fumeiro. Carla Alves, responsável pela organização do certame, garante que as pessoas já estão a ser encaminhadas para os concelhos vizinhos. “Temos notado um interesse cada vez maior por este certame da parte de quem nos visita”, enaltece a responsável.
E como em Trás-os-Montes o fumeiro combina com o Carnaval, a Feira do Fumeiro é uma boa oportunidade para as pessoas degustarem os pratos típicos da região confeccionados à base de enchidos e produtos tradicionais.

Crise passa ao lado
“É uma boa altura para visitar Vinhais e para comer, por exemplo, o butelo com cascas”, sugere Carla Alves.
A organização espera muita gente a visitar Vinhais, mas também muita gente a comprar o fumeiro e os produtos da região. Segundo os dados da organização, no ano passado foram comercializados 820 mil euros de fumeiro.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário