quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tampas dão 'vida' a cadeiras de rodas em Bragança

Uma associação de Bragança angariou em sete anos, com a recolha e troca de tampas de plástico, material ortopédico de valor superior a 13500 euros, como quatro cadeiras de rodas entregues hoje a instituições e particulares.



“Já deste muitas tampas?” é o desafio que a Azimute, uma associação de jovens sedeada na aldeia da Protela, em Bragança, lançou em 2006 e que já soma mais de 21 toneladas de tampas angariadas e convertidas em equipamento doado a quem necessita.

A associação conseguiu já em 2013 mais quatro cadeiras de rodas, no valor de 1.105 euros, que serão hoje entregues ao Centro Social e Paroquial de Rebordãos (Bragança) e a dois particulares, segundo informação divulgada pelos promotores.

Em sete anos, a Azimute adquiriu e entregou material ortopédico no valor de 13.526 euros com a recolha e entrega de tampas, num total de 21.320 quilos, de acordo com a associação.

Com esta campanha, foram entregues 34 cadeiras de rodas, três cadeiras de banho, uma joalheira ortopédica articulada, três camas ortopédicas, três colchões tripartidos e seis colchões antiescaras.

Entre o equipamento doado encontram-se também andarilhos, canadianas, almofadas, grades rebatíveis, entre outro material específico para pessoas com incapacidade física.

A Azimute realça que “esta campanha tem permitido desempenhar um importante trabalho de solidariedade que, através do empenho de diversos anónimos e empresas, contribui para a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Contribui ainda, segundo a associação, “para o desenvolvimento de uma consciência ambiental, incutindo rotinas de reciclagem de plástico, o qual, no meio natural levaria 150 anos a degradar-se”.

Criada há mais de uma década numa aldeia próxima da cidade de Bragança, Portela, a Azimute começou por dedicar-se aos desportos de aventura e natureza, mas decidiu alargar o seu âmbito a projetos sociais.

A recolha das tampas faz parte destes projetos.

Esta associação foi distinguida pela Fundação Calouste Gulbenkian por outro projeto que tem em curso, denominado “Aldeia Pedagógica”, para promover o convívio entre gerações, proporcionando aos jovens a oportunidade de aprenderem com a sabedoria dos mais velhos.

Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário