segunda-feira, 22 de julho de 2013

"Águas que movem Moinhos" vai pôr juventude em ação através da Associação TARABELO

A Associação TARABELO vai realizar uma Iniciativa Jovem no âmbito do Programa Juventude em Acção – acção 1.2, que consiste no acolhimento de jovens participantes de diferentes nacionalidades, numa pequena aldeia do concelho de Vinhais, Bragança.

Estes jovens estarão implicados na formulação de um conjunto de actividades relacionadas com os moinhos tradicionais, um dos símbolos do património rural em extinção. Será valorizada a ligação e o intercâmbio de experiências com as comunidades rurais envelhecidas.

A eleição destas construções tradicionais, os moinhos de água, prende-se com a celebração do Ano Internacional para a Cooperação pela água, no presente ano. Entre as acções previstas refira-se a revitalização de uma infraestrutura ancestral de extrema importância e necessidade para a aldeia de Tuizelo - o moinho comunitário.

Os participantes terão a oportunidade de embelezar o mesmo mas, sobretudo, empenhar-se na formulação e concretização de oficinas e mesas redondas, a realizar com os habitantes da aldeia, reflectindo sobre de que forma o seu moinho poderá ser aproveitado (para moenda, turismo, actividades culturais, actividades relacionadas com a ecologia, etc).

Local - Tuizelo – Vinhais, Bragança, Portugal. Este local encontra-se em plena área protegida do Parque Natural de Montesinho, que alberga uma vasta biodiversidade, sendo um dos últimos refúgios do lobo ibérico.

Data - 2 a 11 de Setembro 2013. 10 dias

Data limite para candidaturas - 23 de Agosto Número de Participantes - 8 (4 participantes de cada organização) Língua - Português, Galego, Castelhano e Inglês

Condições para os participantes:
Idade entre os 18 e os 30 anos; jovens activos com elevada capacidade de iniciativa, organização, imaginação e bom humor; Capacidade de trabalhar em locais de escassa acessibilidade e reduzida oferta de infraestruturas de diversão/lazer para jovens; alguma experiência em conceitos de arquitectura/património tradicionais.

Condições gerais: Gastos de viagem
O participante terá de cobrir 30% dos gastos da sua viagem de e para Tuizelo. O 70 % dos mesmos será devolvido após a apresentação de um comprovativo válido, sendo o pagamento realizado no final, em dinheiro ou através de transferência bancária (em euros). Existe um limite máximo de custos de viagem previsto no orçamento pelo que os participantes deverão consultar os organizadores do projecto antes de adquirir a viagem.

Alojamento
O alojamento e a alimentação serão cedidos pelos organizadores do projecto, em conjunto com a Junta de Freguesia da aldeia. Os participantes serão acomodados num espaço cedido pela Junta de Freguesia, dormindo em colchões no chão (é necessário trazer saco de cama) e terão acesso a um duche e sanitários. As refeições serão confecionadas pelos próprios participantes (em grupos rotativos de duas pessoas) numa cozinha comum, próxima à área de descanso.

Para inscrições no Projecto basta escrever um email paraassociacaotarabelo@gmail.com, manifestando o interesse em participar e indicando, num pequeno parágrafo, as principais motivações que te levam a concorrer a esta Iniciativa Jovem. Os selecionados serão posteriormente contactados por email.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário