sábado, 27 de julho de 2013

Sons e Sabores do Mediterrâneo em Alfândega da Fé

Conversas com Sabor a Mediterrâneo são o mote para o início de mais uma iniciativa do Festival Sete Sóis Sete Luas em Alfândega da Fé, no dia 27 de julho.





Uma degustação de produtos do mediterrâneo que serve para dar as boas vindas aos gregos Yannis e Gorkem Saoulis, estrelas do espetáculo musical dessa noite, mas que é também um ponto de reflexão sobre o panorama de crise, procurando debater os paralelismo e diferenças entre Portugal e Grécia no contexto atual. À volta dos queijos, do azeites ou dos vinhos a conversa vai fluir, a partir das 19.00h, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues.

É desse diálogo e intercâmbio cultural que se faz a essência do Sete Sóis e que se estabelecem pontes para superar problemas e enfrentar dificuldades. Daí que a presença destes artistas, em estreia absoluta em Portugal, sirva não só para divulgar a cultura e música grega mas faça destas elementos essenciais para um diálogo produtivo e troca de experiências, com um objetivo comum: contribuir para a superação da crise.

A ação conta também com a jornalista, Sílvia Camarinha, coordenadora do projeto Ulisses. “O Projeto Ulisses é uma rede, um movimento de ideias e um modelo de desenvolvimento para os países periféricos e do sul. O nome vem do herói grego que viajou através destes países e é um símbolo de versatilidade, engenho e criatividade – as ferramentas de que precisamos para criar uma periferia europeia mais desenvolvida e dinâmica.”, assim é descrito na página da internet.

A expressão popular “estamos a ver-nos Gregos” conhece nestas Conversas com Sabor a Mediterrâneo a máxima aplicação. Um momento que servirá para valorizar o clima de diálogo, solidariedade e partilha que está na base da fundação da Rede Cultural Sete Sóis Sete Luas.

A iniciativa prolonga-se pela noite dentro com a subida ao palco instalado no Largo de S.Sebastião de Yannis e Gorkem Saoulis. Yannis Saoulis vive em Thessalonica e representa hoje uma das figuras marcantes da música da Macedónia grega.

O seu concerto é uma fascinante viagem nas origens do rebetiko, considerado como sendo o “blues” da Grécia, num constante diálogo com a tradição grega e turca utilizando para este efeito instrumentos de tradição como o kanun, tocado pela sua mulher Gorkem Saoulis. O espetáculo tem lugar a partir das 22.00h e conta também com a atuação do Grupo Alfandeguense Puzzle Inacabado.

Sobre o festival Sete Sóis Sete Luas
Tendo comemorado em 2012 a sua segunda década de existência, a edição deste ano do Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se ao longo de um itinerário que conta já com 30 cidades em 13 países, entre os quais Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal, Roménia e Tunísia.

Os seus presidentes honorários são Dário Fo e o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca. Pela sua dimensão europeia e a qualidade artística, o Festival, foi convidado para uma audiência especial pela Comissão da Cultura do Parlamento Europeu, em janeiro 2013.

Desde a sua primeira edição sob a égide de José Saramago, o Festival envolve mais de 400 artistas, oferecendo cerca 150 concertos de música popular contemporânea, acompanhados de exposições de arte plásticas, contando com mais de 60 estreias nacionais e 200.000 espectadores anuais. Em Portugal, para além de se realizar em Alfândega da Fé, o Festival passa também por Castro Verde, Odemira, Ponte de Sôr (Alentejo), Oeiras (Estremadura) e Elvas.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário