segunda-feira, 29 de julho de 2013

Miranda do Douro: Intercéltico de Sendim vai integrar rede europeia de festivais folk

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS) vai integrar uma rede europeia de festivais dedicados à música de raiz folk e tradicional que engloba seis países, avançou o diretor, Mário Correia.   
A rede é composta por festivais que acontecem em Portugal, Espanha, França, Itália, Irlanda e Inglaterra que vai integrar de forma experimental este novo conceito.
"A ideia passa por criar fundos de apoio para haver uma rotação de artistas, sendo assim mais fácil negociar com determinado artista seis concertos do que apenas um. Assim, os custos ficam mais baixos, o que vai incrementar a programação de cada festival", adiantou o organizador do FIS.
Segundo Mário Correia, na edição deste ano do Intercéltico de Sendim, que se realiza no concelho de Miranda do Douro é esperada uma comitiva de 20 pessoas que são responsáveis pela organização de festivais folk europeus, assim constarão a qualidade e musicalidade do festival.
O FIS decorre de sexta a domingo, tendo no seu cartaz pela primeira vez uma referência da folk japonesa, para além das formações europeias.
Os Harmonica Creams, que vão atuar no primeiro dia do festival, são um quarteto nipónico onde pontifica Yoshito Kiyono, músico que divide o seu tempo em entre Paris e o seu país de origem e para onde leva a influencias folk europeia.
"Muitos são os que acreditam que a próxima onda celta poderá vir do Oriente, onde o exemplo vem dos Harmonica Creams, que apoiam o repertório na folk e nos blues europeus. Daí convidarmos esta formação de terras do Oriente para a edição deste ano do festival", destacou.
A aposta numa programação musical de reconhecida "qualidade e excelência" vai também para a estreia de representações do País de Gales, com a presença do "extraordinário" grupo Mabon, liderado por Jamie Smith.
O cartaz principal do festival integra outros sonantes da folk europeia, com o destaque para a estreia do País de Gales no festival transmontano, mas também "surpresas de última hora".
"Um município da região espanhola das Astúrias ofereceu uma atuação de uma banda de gaitas asturiana que marcará presença no recinto do festival e nas ruas de Sendim", frisou o responsável.
Na noite de sexta-feira, a festa começa no Parque das Eiras, com um grupo histórico de Braga, os Canto d'Aqui, seguindo-se a representação de terras leonesas (Espanha), a cargo dos Antubel. O serão encerra com a atuação com a gaiteira galesa Susana Seivane, que este ano é tida como a "atração" do FIS.
O cartaz das atividades paralelas para o 14.º FIS integra outras novidades e que passam por um círculo de fogo a gaiteiro, que vai juntar ao longo da noite em torno de uma fogueira, alguns dos melhores instrumentistas nacionais e europeus.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário