sexta-feira, 5 de julho de 2013

Inflação da Região Norte nula no 1º trimestre de 2013

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou hoje o boletim “Norte Conjuntura”, relativo ao 1º trimestre de 2013. Neste, destaca-se a inflação no Norte, que foi nula, em termos homólogos, após ter alcançado 1,9% no trimestre anterior. 

Os preços do vestuário e calçado foram os que mais desceram no contexto regional (-7,2% face ao trimestre homólogo do ano anterior).

 O mercado de trabalho na região voltou a testemunhar um aumento da taxa de desemprego para 18,6%, face aos 17,8% do trimestre anterior. O grupo dos jovens entre os 15 e os 24 anos foi o mais afetado, com uma taxa de desemprego de 39,1%, ainda assim inferior à verificada a nível nacional, que se cifrou em 42,1%.

Como aspeto positivo, é de assinalar, na Região Norte, o crescimento real de 1,3% do salário médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem (contrariando a tendência negativa verificada há já vários trimestres). A nível nacional, o mesmo verificou uma diminuição de 0,1% em termos reais. As exportações regionais cresceram 1,8%, em valor, relativamente ao período homólogo de 2012, ainda que em desaceleração quando comparadas com o crescimento de 2,9% do trimestre anterior.

O calçado e o vestuário de malha foram os produtos que mais contribuíram para este desempenho, com um crescimento em valor de 9,1% e 8,7%, respetivamente. Este desempenho é particularmente relevante num contexto onde as exportações a nível nacional passaram a registar uma variação negativa de -0,2%. 

Relativamente aos mercados a que se destinam as exportações do Norte, a UE assistiu a uma variação homóloga negativa pelo segundo trimestre consecutivo, enquanto os países fora da UE mantiveram crescimentos elevados.

 O boletim "Norte Conjuntura” disponibiliza uma análise nos domínios do mercado de trabalho, endividamento das famílias e das empresas, comércio internacional, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo e monitorização do QREN e encontra-se disponível em www.ccdr-n.pt/norteconjuntura

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário