quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bragança reduz lista de espera em cardiologia

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que a lista de espera para Cardiologia, uma das especialidades com maiores carências na região, foi reduzida de cinco para um mês e meio.Para estes resultados contribuiu o reforço do quadro médico com a contratação de um novo cardiologista, que vai evitar deslocações de 200 quilómetros até ao Porto aos utentes, nomeadamente para a realização de alguns exames da especialidade.
A garantia foi avançada hoje pelo presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, António Marçôa, que adiantou que estes progressos têm sido feitos no último ano e meio também com o recurso à prestação de serviços de outros médicos da especialidade.
De acordo com o responsável, a lista de espera nesta de Cardiologia passou de “154 para 45 dias”.
O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, assegurou que existem agora, na região, condições para “acompanhar os doentes e a realização de exames com mais conforto”.
A especialidade de Cardiologia é uma das mais carenciadas, segundo os responsáveis, que conseguiram contratar mais um cardiologista, para um quadro médico que conta apenas dois especialistas e necessitava de “pelo menos quatro” para dar respostas à necessidades locais.
O novo cardiologista, Pedro Manuel Gomes, com 35 anos, é de Vila do Conde e escolheu Bragança, juntando-se a outros jovens especialistas que chegaram nos últimos meses à região.
A falta de médicos é um dos principais constrangimentos da saúde no Nordeste Transmontano.
Num ano e meio, a ULS contratou 17 especialistas, ainda assim um número inferior às mais de 30 vagas abertas num dos primeiros concursos.
A administração acredita que pode atrair mais médicos no próximo concurso, que deve ser aberto “dentro de pouco tempo” pelo Ministério da Saúde.
Os responsáveis locais manifestam ainda satisfação por estas novas contratações contribuírem também para o rejuvenescimento do quadro médico, que conta com um total de cerca de 200 profissionais, com uma média de idades superior a 50 anos.

Lusa/SOL
Retirado de www.sol.sapo.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário