domingo, 7 de abril de 2013

Uma jóia em Trás-os-Montes

 
\"A criação desta escola foi uma pedrada no charco nesta vertente do ensino profissional de música, que praticamente não existia\". É a Escola Profissional de Arte de Mirandela - ESPROARTE.
É daquela forma que o diretor pedagógico justifica o nascimento do projeto, em 1990, através de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Município de Mirandela, com os cursos a serem financiados pela União Europeia.

\"É um belíssimo exemplo daquilo que deve ser o aproveitamento de fundos comunitários\", adianta José Francisco, reforçando a ideia de que a interioridade não teve reflexos negativos neste caso. \"Conseguimos contrariar aqueles que entendiam que estava mais vocacionada para os grandes centros\", diz.

A escola tem 150 alunos, do 7.º ao 12.ºano de escolaridade, oriundos de 26 concelhos da região transmontana, que frequentam o curso Básico de Instrumento, de Instrumentista de Cordas e de Tecla e de Instrumentista de Sopro e de Percussão.

No quadro docente, estão cerca de meia centena de professores, 13 dos quais são de países estrangeiros (Rússia, Ucrânia, Holanda, Hungria, República Checa, Turquia, Argentina, Venezuela e Cuba). \"Em Portugal, não há gente qualificada suficiente, mas esta mistura de várias correntes também lhe confere um elevado nível de qualidade\", explica.

José Francisco garante que a maioria dos alunos que frequentam a escola envereda por uma carreira profissional nesta área. \"Alguns estão em conservatórios ou em orquestras profissionais, enquanto outros estão na área de ensino\", conta o diretor pedagógico.

A orquestra sinfónica é a referência mais emblemática da escola. Constituída por cerca de 90 alunos, desenvolve uma notória atividade de divulgação da música, em Portugal e em digressões por vários países. Já obteve diversos prémios, com destaque para o concurso do Eixo Atlântico. \"Os prémios individuais e coletivos são apenas o reflexo visível do que se faz ablinha António Branco, autarca de Mirandela e presidente da direção.
 
Fernando Pires, in JN, 2013-04-06
Retirado de www.diariodetrasosmontes.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário