quarta-feira, 10 de abril de 2013

SORTEGEL integra Projecto RefCast

A SORTEGEL, é uma das maiores empresas de transformação e exportação de castanha do País, é um dos fundadores do Projecto RefCast – Associação Portuguesa da Castanha que conta já com 34 associados.



Esta Associação visa reforçar o negócio e a valorização da Castanha de Portugal, sobretudo no exterior, procurando aumentar a área de cultivo e, consequentemente, a produção nacional de castanha para que Portugal seja um dos principais produtores Europeus.

Esta é uma iniciativa de diversos agentes ligados à fileira da castanha, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e que está em desenvolvimento desde 2007. No passado dia 26 de Fevereiro foi oficializada a escritura pública da “RefCast – Associação Portuguesa da Castanha”, numa cerimónia que teve lugar na aula magna da UTAD.

De acordo com Vasco Veiga, administrador da SORTEGEL, “a empresa envolveu-se nesta iniciativa por acreditar que o projecto irá favorecer toda a região produtora de castanha com maior incidência da zona da Terra Fria de Trás-Os-Montes, dotando-a de competências para tornar Portugal num dos principais produtores a nível europeu”. Além disto, reforçou Vasco Veiga, “o RefCast vai desempenhar, também, um importante papel, conjuntamente, com outros intervenientes na negociação de apoios para o Sector na Política Agrícola Comum (PAC) para 2014/20”.

Actualmente o RefCast representa a grande maioria das organizações que trabalham no sector da castanha – produtores, comerciantes, transformadores, entidades individuais, colectivas, privadas e públicas – e é membro fundador da Comissão Europeia da Castanha (CEC), organização criada no âmbito da AREFLAH (Assemblée des Régions Européennes, Fruitières, Légumières et Horticoles).

SORTEGEL debate apoios ao sector na reunião da Comissão Europeia da Castanha
A 1 de Março decorreu uma reunião da Comissão Europeia da Castanha (CEC), em Madrid, com vista a discutir os apoios ao negócio da produção, transformação e comercialização da castanha, para serem apresentados em Bruxelas, no âmbito da PAC 2014/20.

Este encontro contou com a presença de representantes do sector, provenientes de vários países, entre os quais França, Itália, Espanha e Portugal, que foi representado por José Laranjo, professor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, e Vasco Veiga, Administrador da SORTEGEL em representação do RefCast.

Dos vários temas debatidos, destaca-se a preparação de um documento a apresentar pela CEC que reúne um conjunto de argumentos favoráveis e que serão apresentados em Bruxelas aos deputados da comissão de agricultura; a preparação de um programa europeu de promoção da castanha; e a definição de estratégias de acção contra as pragas e doenças do castanheiro.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário