quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bibliotecas procuram voluntários para ler

leitura-criancas.jpg
Ler para as crianças de forma voluntária. Este é o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolas dos concelhos de Bragança e Vila Real.
O projecto Voluntários de Leitura está a dar os primeiros passos na região. A coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas, Rosário Caldeira, diz que o objectivo é criar uma rede nacional e deixa um apelo a todas as pessoas que queiram ser voluntárias.“O objectivo do projecto é criar uma rede nacional de voluntários, no âmbito da promoção da leitura. Pessoas que estejam interessadas e que tenham disponibilidade. Neste momento, as pessoas podem inscrever-se directamente no site do projecto, em www.voluntariosdaleitura.org, também se podem dirigir a uma escola”, realça a responsável.Rosário Caldeira enumera algumas das actividades que podem ser desenvolvidas pelos voluntários.“Pode ser uma leitura em voz alta, para as crianças mais pequenas. Pode ser uma leitura a par, pode ser para acompanhar alunos com dificuldades de leitura. Por isso, as actividades em que se pode servir esta causa são imensas”, esclarece a responsável.Há concelhos onde já há voluntários inscritos, mas a responsável pelo projecto na região confessa que o objectivo é que haja mais pessoas a integrar esta rede de leitura para as crianças.“Já há concelhos onde se estão a organizar. As escolas também têm que aderir a esse projecto, inscrevendo-se na plataforma. Este projecto tem que ter a adesão e a anuência da direcção da escola. O projecto arrancou este ano. Começa agora a haver essa concertação e esse casamento entre voluntários e escolas”, salienta Rosário Caldeira.
O projecto Voluntários de Leitura foi lançado, no ano passado, pela Universidade Nova de Lisboa. É coordenado pela escritora Isabel Alçada. E está a dar os primeiros passos a nível nacional e a região transmontana não é excepção.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário