terça-feira, 16 de abril de 2013

Microcentral hidroeléctrica instalada no Fervença

microcentral_fervena.jpg
Já está a funcionar a microcentral hidroeléctrica do Fervença, em Bragança. Instalada no edifício do Centro de Ciência Viva, foi construída precisamente no mesmo local onde antigamente existiu uma central que garantia a iluminação eléctrica à cidade.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro, lembra que hoje este equipamento tem uma função pedagógica, mas a energia produzida também é injectada na rede.
“Vai servir, por um lado para produzir energia, produzir riqueza, porque se aproveita água para produzir energia que vendemos à rede, por outro lado serve para mostrar como se produz energia. É possível mostrar às pessoas a energia produzida para quantas habitações dá”, explica Rui Caseiro.
Com uma potência de 20 Kw, esta microcentral já produziu cerca de 5 mil kw, desde o início do mês, que foram vendidos à EDP.
Rui Caseiro assegura que este projecto se insere nos investimentos que o município tem vindo a fazer na área das energias renováveis nos últimos anos.
“Temos uma microcentral hidroeléctrica de Gimonde, temos outra em Montesinho. Temos também quatro microgerações instaladas em telhados de escolas e edifícios do município. Vai entrar também em funcionamento um conjunto de painéis fotovoltaicos que estão instalados nas coberturas dos novos edifícios da Câmara”, enumera o autarca.
A microcentral hidroeléctrica do Fervença representa um investimento de 120 mil euros.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário