domingo, 14 de abril de 2013

Obras da Fundação Nadir Afonso em Chaves "praticamente" paradas

 
As obras da Fundação Nadir Afonso, em Chaves, estão \"praticamente\" paradas desde o início de 2013 devido a problemas financeiros da empresa construtora, atrasando a sua conclusão um ano, explicou hoje à Lusa o presidente da autarquia.

João Batista referiu que, durante os últimos meses do ano passado, a autarquia verificou que a empresa responsável pela infra-estrutura, adjudicada por 5,7 milhões de euros, vinha diminuindo o ritmo de trabalho.

Nessa altura, disse o autarca, o arquitecto Siza Vieira, autor do projecto, enviou uma carta à câmara, pedindo para não pressionar a empresa porque o cimento branco e as matérias utilizadas na obra precisavam de tempo de maturação e se o trabalho ficasse mal executado, o remédio seria fazer de novo.

O autarca revelou que, no início deste ano, a fundação não tinha \"qualquer\" avanço, a construtora reduziu o número de trabalhadores e tinha dificuldades em contratar subempreiteiros para determinadas obras.

Perante a ameaça da rescisão de contrato por parte da autarquia, a empresa anunciou que tinha \"entretanto\" superado as dificuldades momentâneas, através do recurso a um plano de recuperação económica, e deverá retomar as obras \"em breve\".

Os problemas da empresa não são por incumprimento da autarquia, garantiu João Batista, que \"paga na hora\" e deve \"zero\".

O reinício dos trabalhos engloba, afirmou João Batista, a conclusão das cofragens e exteriores para avançar para a parte da electricidade, interiores e madeiras.

\"Tem ficado sempre lá um ou outro trabalhador, sendo certo que não há número de trabalhadores que permita que a obra avance\", frisou.

E, acrescentou, \"a obra teve manutenção durante muito tempo e teve períodos em que não havia movimentos e qualquer avanço\".

A Fundação de Nadir Afonso situada na margem do rio Tâmega, num investimento de cerca de nove milhões de euros e financiada a 85% por fundos comunitários, deveria ser inaugurada a 07 de Julho deste ano, por altura das festas do município, mas será adiada por um ano.

O lançamento da primeira pedra do edifício aconteceu em Julho de 2011.

O imóvel vai dispor de salas de exposição, auditório, biblioteca, arquivo, espaços para acolher o espólio do artista e um ateliê.

João Batista, a cumprir o seu último mandato, acredita que a fundação se irá transformar num \"pólo dinamizador e central\" na programação cultural de Chaves e da região e será um \"importante\" motor de desenvolvimento económico.

Nadir Afonso, pintor e arquitecto, cuja obra figura entre as grandes referências da história da arte portuguesa do século XX, tem actualmente 91 anos.

Nascido em Chaves, o artista licenciou-se em arquitectura e chegou a trabalhar com os arquitectos Le Corbusier e Óscar Niemeyer.
 
Lusa
Retirado de www.diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário