“Felgar Ventos de Abril” é um filme/documento que nos narra os primeiros meses da vivência democrática do pós 25 de abril numa aldeia do Nordeste Transmontano, Felgar, concelho de Torre de Moncorvo.
No dia 24 de abril, pelas 22:30 horas, a Associação Potrica (Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano), promove a visualização deste filme no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, associando-se deste modo às comemorações do 39º aniversário da Revolução dos Cravos.
À projeção seguir-se-á um debate livre que deverá ser orientado em função das temáticas suscitadas pela visualização do documentário. A sessão conta com a participação de Leonel Brito, um dos autores deste trabalho, que nos contará, na primeira pessoa, as experiências vividas durante esse período.
Leonel Brito, nasceu na vila transmontana de Torre de Moncorvo, tendo-se dedicado, desde muito cedo, ao cinema e à televisão. Foi um dos membros que integrou a Cinequanon, uma cooperativa de cinema criada logo após o 25 de Abril de 1974. Grande parte dos seus filmes passaram na RTP integrando agora o arquivo da televisão pública. Entre muitos outros filmes, realizou e produziu documentários como "Gente do Norte ou História da Vila Rica", “Encomendação das Almas”, "Estevais Ano Zero", “Velhas Profissões”,''Cooperativa de Consumo - A Piedense'', “Ocupação de terras Beira Baixa” , “Colonia e Vilões” e "Acção, Intervenção".
Retirado de www.noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário