quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bragança: Diocese nordestina cria residência sacerdotal

 O clero da Diocese de Bragança-Miranda vai ter acesso a um novo espaço de “acolhimento, assistência e formação”, com a construção de uma casa sacerdotal, no Seminário de São José, no centro da cidade de Bragança.

“Temos um clero bastante envelhecido, há sacerdotes já jubilados que não têm uma retaguarda familiar, que precisam de um espaço adequado, e esses serão privilegiados no acolhimento”, refere o cónego Adelino Paes, vigário geral da Diocese.
A nova residência sacerdotal terá oito quartos e algumas estruturas de apoio anexas.
Além do apoio aos sacerdotes, a parte que irá ser reabilitada destina-se também à ação pastoral da diocese, para a realização de cursos e atividades pastorais. Contemplará valências especialmente vocacionadas para a formação dos padres, como “uma biblioteca, um auditório para atividades pastorais com capacidade para 200 pessoas, vários gabinetes e um pequeno museu”.
“A Diocese quer ajudar também os sacerdotes, que já fazem parte do presbitério mas que estão em fase de formação e estudo em várias universidades”, sublinha o Vigário Geral de Bragança-Miranda.
Quanto aos padres mais velhos, que estão em situação de dependência e não podem desempenhar qualquer serviço pastoral, já existem na região “outras instituições que prestam esse serviço, como a Fundação Betânia, que acolhe sacerdotes que precisam de cuidados mais intensos”.
O custo da obra ainda não está definido, porque ainda está em fase de anteprojeto, mas deve ultrapassar um milhão de euros.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário