quarta-feira, 17 de abril de 2013

Município de Torre de Moncorvo comemorou 728 anos do Foral de D. Dinis com apresentação de livro

Tânia Amaral, apresentou a sua primeira obra “Torre de Moncorvo na Idade Média contributo para a História da Vila e Termo” no passado dia 12 de Abril, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.



O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, deu início à sessão referindo que a abordagem efetuada por este livro é uma mais-valia e que se enquadra muito bem na comemoração dos 728 anos de foral concedido a Torre de Moncorvo por D. Dinis.

Referiu que obras desta natureza não se encontrammuitas vezes, nos dias de hoje, pois não se cinge apenas à história dos protagonistas.

De seguida tomou a palavra a Dr.ª Renata Marques que efetuou a leitura de algumas palavras deixadas pela Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Dr.ª Cristina Cunha, que não pode estar presente na sessão. Sendo salientado que este livro “ ilustra aspetos da vida moncorvense nos finais da Idade Média, alguns dos quais pouco explorados até agora”. Referiu ainda que este trabalho é constituído por um “corpus documental, constituído não só pelos sumários de documentos anteriormente publicados por diversos autores, mas também pela publicação de 12 pergaminhos que se conservam inéditos até hoje. Este apêndice constitui, por isso mesmo, uma mais-valia que nunca é demais salientar.”



A autora, Tânia Amaral, falou ao público presente para fazer uma breve explicação sobre o livro constituído por duas partes: uma sobre a região de Moncorvo, que contém 5 capítulos e a segunda sobre a vila de Torre de Moncorvo com 4 capítulos.

A par da apresentação do livro estavam expostos no átrio da Biblioteca Municipal ospergaminhos inéditos, pertencentes ao Arquivo Histórico, que estiveram na origem desta obra.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário