terça-feira, 23 de abril de 2013

Gastronomia - o que se come: O azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro

GASTRONOMIA - O que se come
Azeite
Azeite

Inserimos na rubrica "O que se come" este pequeno artigo sobre o azeite, não que este se coma, mas também não se bebe. O azeite acompanha o que se come e é vastíssimo o número de pratos em que esta preciosidade gastronómica é utilizada, muitas vezes sem ser visto no próprio prato onde os sabores são fortemente influenciados pela qualidade do azeite. Veja-se por exemplo um estrugido ou, como dizem os lisboetas, um refogado. É essencial nestes e em muitos outros casos a adição de um azeite de qualidade como o azeite transmontano ou o azeite duriense. Um e outro, através das características que definem as diversas marcas, têm despertado nos consumidores nacionais e internacionais uma grande adesão. Por outro lado são já muitos os prémios arrecadados por fabricantes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro fazendo com que o azeite destas regiões aumente a sua visibilidade nos mercados, nomeadamente nas grandes exposições e provas internacionais, facilitando assim as exportações.
De um modo geral, existem diferenças entre o azeite transmontano e o azeite duriense. O primeiro, tal como a região que produz a respetiva azeitona, é mais rude e amargo; o segundo é mais suave e doce. Ambos são ótimos, devendo a escolha ser feita em função dos gostos de cada um.
Não usando métodos científicos para uma prova de azeite, podemos, no entanto, fazê-lo de um modo simples: num recipiente, uma pequena malguinha de cor branca, deitemos um pouco de azeite. Observemos a sua cor e transparência. É importantíssimo o seu cheiro. Para o saborear comecemos por prová-lo numa pequeníssima quantidade, sem mais nada, devendo depois concluir-se a prova com um pouco de pão de trigo, centeio ou milho.
Pessoalmente, entendo levar mais longe a prova do azeite com a junção de um pouquinho de alho picado miudinho. Voltemos ao pão e, aos bocadinhos, molhemos no azeite com alho, saboreando, podendo assim retirar conclusões da relação entre o azeite e alimentos sólidos. Em dias diferentes, faça o mesmo para duas ou três marcas de azeite. Certamente obterá resultados que satisfaçam a sua escolha. Os mais exigentes poderão ainda verificar qual o azeite que melhor ligação faz com a qualidade do vinho que usa nas refeições.

A. Fernando Vilela
Retirado de www.jornal.netbila.net

 

Sem comentários:

Enviar um comentário