terça-feira, 16 de abril de 2013

Alunos da UTAD com trabalho de campo no Cercado de Corços de Grijó

Na próxima quinta-feira, dia 18, um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizará no Cercado de Corços de Grijó um trabalho de campo que auxiliará na contagem dos animais presentes.



A sua ação será focalizada na contagem de excrementos em percursos definidos e representativos com vários tipos de cobertura vegetal, importantes dados que em conjunto com outros métodos permitirão avaliar a quantidade de animais.

O Cercado de Corços de Grijó é propriedade da Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, localizado na vertente noroeste da Serra de Bornes. Com 35 hectares vedados, é o maior cercado a norte do Rio Douro e o único gerido por uma Associação de Caçadores. Atualmente, com provas vídeo, fotográfica e outros dados, são contados 7 corços ali existentes, numa altura em que se caminha para o período de nascimentos.

O interesse científico pelo local tem suscitado a atenção de instituições de ensino, nomeadamente a UTAD que tem apoiado e acompanhado a monitorização dos animais. Em 2012, foi inclusive alvo da tese final de uma licenciatura em Engenharia Florestal que se “debruçou” sobre a Monitorização da eficiência do cercado de Grijó no fomento do corço. Nesse mesmo ano, alunos de Zootecnia realizaram um trabalho auxiliar de contagem dos animais.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário