segunda-feira, 29 de abril de 2013

Jovem empreendedora de Bragança distinguida em concurso de ideias inovadoras

 
Uma jovem empreendedora de Bragança que desenvolveu uma ideia de um relógio capaz de administrar medicação em horas pré-programadas ao seu utilizador foi distinguida recentemente num concurso de ideias inovadoras promovido pela BIMINHO.

Nádia Morete, de 21 anos, desenvolveu “WatchYourHealth” em parceria com dois outros jovens empreendedores para permitir a administração pré programada de fármacos através de micro-agulhas dissolventes embutidas num relógio de pulso.
“A nossa ideia foi a de desenvolver um relógio capaz de administrar fármacos que pudesse, essencialmente, melhorar a vida de doentes crónicos que têm de tomar medicamentos todos os dias, a uma hora certa. Isto vai influenciar a terapêutica que se for feita à risca, é mais eficaz”, explicou a jovem mestrada em Ciências Biomédicas.
O processo é confortável para o doente que vai utilizar este relógo, realizando-se através da tecnologia de micro -agulhas que injetam o fármaco ao entrar em contacto com as primeiras camadas da epiderme. Após a injeção, as agulhas dissolvem-se na pele do doente, explica Nádia Morete.

O método foi desenvolvido considerando o número crescente de doentes crónicos que tenham que tomar medicação diariamente e à hora certa, nomeadamente aqueles que sofrem das doenças de Parkinson ou de Alzheimer.

O concurso de ideias inovadoras realizou-se no âmbito do projeto “i9EIBT - Apoio à criação de empresas inovadoras e de base tecnológica”, promovido pelo BICMINHO, Centro Europeu de Empresas e Inovação para a região do Minho, num programa comparticipado pela CCDR-N através do ON.2 – O Novo Norte.

As candidaturas distinguidas ficaram com o direito de, no âmbito do i9EIBT, usufruir dos apoios técnicos previstos no projeto, que incluem a realização do plano de negócios, apoio na obtenção de financiamento, candidaturas a sistemas de incentivo e acompanhamento na implementação do negócio, entre outros.

A ação promovida pelo BICMINHO teve como primeiro objetivo impulsionar iniciativas empresariais na região norte baseadas em novos desenvolvimentos tecnológicos. No concurso destinado a ideias inovadoras foram apresentados 43 projetos, 19 dos quais promovidos por empreendedores com idades entre os 25 e os 35 anos.
Na sessão que distinguiu as cinco melhores ideias apresentadas a concurso, o presidente do BICMINHO exortou os empreendedores que apresentaram as suas ideias neste concurso a nunca desistir dos seus projetos, apesar da conjuntura económica difícil.

André Vieira de Castro lembrou o papel do BICMINHO no apoio à implementação de novas ideias e de projetos inovadores.

“O nosso objetivo é apoiar jovens empreendedores na viabilização dos seus projetos”, disse, esclarecendo ainda que, como se demonstrou na apresentação dos resultados do concurso de ideias, “é propósito do BICMINHO dar corpo a ideias inovadoras capazes de impulsionar a economia”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário