terça-feira, 16 de abril de 2013

Mirandela: Excesso de chuva poderá originar mais doenças nas culturas agrícolas

 O diretor regional de Agricultura do Norte (DRAN) alerta para a possibilidade de aparecimento de um maior número de fitopatologias em diversas culturas, provocadas pela chuva intensa que caiu um pouco por todo o território nacional.
"Os anos de muita chuva são, por norma, anos de aumento de humidade. O aumento de humidade acarreta o aparecimento de um grande número fitopatologias, situação que está a ser alvo de atenção por parte dos técnicos da DRAN, que aconselham os agricultores a fazer tratamentos com os produtos adequados para cada cultura", avançou Manuel Cardoso.
As fitopatologias são consideradas pelos peritos, os prejuízos provocados por insetos e outros animais, geralmente designadas por "pragas" nas culturas agrícolas.
"O míldio e o oídio que por normas afetam as culturas da vinha e dos pomares e daí ter de haver maiores cuidados. No entanto, as organizações da lavoura começam a ser sensibilizadas para o combate a estas possíveis pragas", acrescentou.
Por outro lado, o responsável acrescentou que para além das doenças, está-se a verificar atrasos em diversas culturas, sendo o mais preocupante a produção de cereja em algumas zonas da região Norte.
"Há já produtores de cereja da área de influência da DRAN que começaram a reportar esses atrasos na produção, bem como em outras produções frutícolas", frisou Manuel Cardoso.
No campo dos atrasos verificados, também a produção de amêndoa nas regiões do Douro superior e Terra Quente trasmontana já não houve a conclusão do ciclo da floração provocados pelo neve e pelo frio associado que se fizeram sentir nos meses e fevereiro e março.
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário