terça-feira, 16 de abril de 2013

Miranda do Douro assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com “La lhéngua dun pobo” e visitas guiadas à Sé

Realiza-se no próximo dia 19 de abril, a partir das 21 horas, no Auditório Municipal de Miranda do Douro, a iniciativa “La lhéngua dun Pobo”, inserida no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.




Este é um projeto apresentado na língua mirandesa e conta com o apoio dos professores de mirandês e da comunidade escolar.

A herança patrimonial tem uma utilidade que vai para além do mero ato de guardar ou conservar. Ela é algo que enriquece as comunidades, porque lhes dá sentido, identifica-as com o seu passado, fazendo com que se transforme num capital, a que podem recorrer sempre que é preciso investir na consciência de si mesmas. Assim, cada vez mais, o património deixa de ser apenas espólio dos museus e se insere no desenvolvimento social, fazendo parte das relações quotidianas da sociedade.

Nesta perspetiva, o património cultural garante ao homem o conhecimento, a consciência de si mesmo e do ambiente que a cerca, possibilitando a sua orientação, para que se reconheça como comunidade, inspirando valores, estimulando o exercício da cidadania e metas comuns, ajudando a delinear a sua história e a conservação da memória do que fomos, somos e seremos, revelando assim a nossa identidade.

De referir que esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Miranda do Douro em parceria com o agrupamento de escolas do concelho.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a acontecer dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Miranda do Douro organiza em parceria do Museu Terra de Miranda visitas guiadas à Antiga Sé de Miranda do Douro.

Este ano o tema escolhido pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e sítios) é o Património da Educação, promovendo o conhecimento e a aprendizagem do legado relacionado com estes e a eles derivado, identificando-se um riquíssimo património, seja ele arquitetónico, material, imóvel ou móvel, material ou imaterial, diferentes escalas e contextos que se expressam em todas as regiões do país.

Numa época emergente em que a identidade e a sua construção depende cada vez mais do património e da educação, os quais reforçam os laços e os conhecimentos, a Câmara Municipal aderiu a este evento e segue o programa definido para a sinalização do mesmo.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário