terça-feira, 9 de abril de 2013

Alphabetum publica metáfora sobre o ciclo da água em livro infantil

“H2O”, obra infanto-juvenil com chancela da editora Alphabetum e lançamento agendado para sábado, 13 de Abril, às 15 horas, no auditório da Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB), resulta de um frenético processo criativo a quatro mãos das professoras Ana Pereira e Elza Mesquita, co-autoras e co-ilustradoras que, no mútuo interesse pela “arte e literatura para a infância”, encontraram a motivação para trabalhar em conjunto.

Uma metafórica história sobre o ciclo da água, o impulso para “H2O” surgiu da vontade de simplificar as respostas às grandes questões como “afinal de onde vem a neve?”, aos “fenómenos inexplicáveis da nossa infância”.

“Sonhadoras, aventureiras, mas muito lutadoras”, com “vivências, afinidades, sensibilidades e interesses por linguagens comuns”, as autoras descobriram nas crianças, com quem trabalham diariamente, o motivo para escrever acerca do mundo que nos rodeia, indo ao encontro da sua curiosidade, criatividade e espírito observador.

Apresentado pelo Professor Carlos Teixeira, especialista em literatura para a infância e docente da ESEB, e com intervenções do Professor Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, da Professora Conceição Martins, Diretora da ESEB e de Fátima Fernandes, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, o lançamento de “H2O” será brindado pelo Professor Vasco Alves, também docente da ESEB, com a sua interpretação do Prelúdio da 6.ª Suite para Violoncelo Solo de Bach.

Sobre Ana Pereira
Autora, ilustradora e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde 1988 exerce funções de assistente convidada na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Natural de Macedo de Cavaleiros, licenciou-se na variante de Educação Visual e Tecnológica do curso de Professores do Ensino Básico, completando o curso do Magistério Primário a par do Mestrado em Estudos da Criança, com especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica.

Doutoranda em Estudos da Criança com especialização em Literatura para a Infância, desenvolve investigação académica sobre a emergência da escrita através da arte, formas de escrita criativa e técnicas de leitura, bem como na importância da expressão plástica como linguagem integradora de outras linguagens, com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Sobre Elza Mesquita
Autora e ilustradora, exerce funções de professora adjunta na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Natural de Macedo de Cavaleiros, depois do bacharelato em Contabilidade e Administração, completou a licenciatura em Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica. É Mestre em Ciências da Educação e Doutorada em Estudos da Criança, com especialização em Formação de Professores.

Conta com uma vasta experiência na área educacional, nomeadamente na direção da Licenciatura em Professores do Ensino Básico – 1.º Ciclo (2006 a 2009), do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2009 a 2011, onde também integrou a Comissão Científica do mesmo) e na direção do Curso de Especialização Tecnológica em Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário (2011 a 2012). Desde 2010, é co-responsável pelo Espaço Lúdico para a Infância (ELI) na ESEB.

Sobre a Alphabetum Edições Literárias
A editora carateriza-se pela aposta exclusiva em novos talentos, promovendo a carreira dos autores no mercado literário e online, privilegiando uma estreita colaboração com os mesmos, assim como a gestão personalizada de cada obra.

Em dois anos, tempo que serviu de adaptação ao mercado, pesquisa de talentos e leitura dos trabalhos recebidos, mais de uma dezena de livros viu a luz da edição. Para este ano, está prevista a edição de obras de 22 novos autores, para além da edição de mais seis obras de autores já publicados pela editora, num total de 35 autores representados.

A porta encontra-se aberta a todos os géneros literários: crónica, romance, conto, poesia, infanto- juvenil, entre outros. Vocacionada para um público eclético e de diferentes faixas etárias, a editora publica igualmente as suas obras em áudio e em Braille, por forma a que sejam inclusivas e acessíveis a cidadãos com necessidades especiais.

Ficha Técnica Título: H2O
Editor: Alphabetum Edições Literárias
utoras: Elza Mesquita e Ana Pereira
Ilustrações: Elza Mesquita e Ana Pereira
Edição: Março 2013
N.º Páginas: 40 páginas
Preço: 17,50€ 
Locais de venda: Fnac, Bertrand, livrarias locais e no website http://alphabetum.pt, com 10% de desconto

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário