domingo, 7 de abril de 2013

Macedo de Cavaleiros recebe “V Encontro de Teatro Amador”

A Associação dos Jovens Artistas Macedenses (AJAM) traz ao palco do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros três outros grupos de teatro, organizando assim aquele que é o V Encontro de Teatro Amador, a decorrer sexta, dia 5, a partir das 21.45h.


Prosseguindo a valorização que a associação tem feito no teatro escolar, subirão ao palco a Companhia Ephémera do Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz – Chacim, com um fragmento da peça “Romeu e Julieta”, o Grupo de Teatro Escolar, Teatro (en)cena - Mirandela com a peça “O Julgamento”, o Gruteseg –Grupo de Teatro Emídio Garcia – Bragança com o filme “Partida de S. Valentim” e para terminar a AJAM com o teatro paródia “Mãos ao ar”.

Esta atividade insere-se nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro 2013 que a AJAM promove ao longo de mais de um mês através da realização de iniciativas como a Exposição de Máscaras e Outras Coisas de Teatro”, o “Café-Teatro” que levou a arte da representação a alguns estabelecimentos comerciais da cidade e o programa na Rádio Onda Livre “Teatro Radiofónico – Cavaleiros da Paródia”.

O calendário das comemorações termina a 12 de abril com o “Café- Teatro” na Biblioteca Municipal, coincidindo com o 10º aniversário do I Curso de Teatro promovido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros entre abril de 2003 e janeiro de 2004, que culminou com a apresentação pública do projeto “Bodas de Lata”, desencadeando o processo da constituição da AJAM.

A realização do encontro de teatro visa promover a partilha de experiências artísticas entre os grupos da região que se dedicam às artes performativas. Em 2009, partilharam o palco, o GêTêPêPê – Grupo de Teatro da Paróquia de Perafita e o TEPO de Pombal de Ansiães. Em 2010, a Associação Cultural Comédias do Minho e em 2011, a AJAM convidou o TEF – Teatro Experimental Flaviense e o projeto de Teatro Escolar do Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz – Chacim. Em 2012 marcaram presença as produções das diferentes secções da AJAM, o Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz – Chacim e os Grupos de Teatro e Dança da Escola Secundária Emídio Garcia – Bragança.

A AJAM nasceu a 18 de novembro de 2004 e desde essa data, o Município atribui uma verba à coletividade, que tem permitido a manutenção de uma Coordenação Artística. A AJAM desenvolve as mais diversificadas atividades, desde a moda à animação de rua, do teatro à prestação de serviços na área da ocupação de tempos livres.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário