terça-feira, 2 de abril de 2013

Bragança: CoraNe faz levantamento do receituário tradicional da gastronomia transmontana

 CoraNE – associação de desenvolvimento dos concelhos da raia Nordestina está a fazer um levantamento de receituário tradicional da Terra Fria transmontana.

Este projecto "surgiu após o concurso das “Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, promovido pela Federação Minha Terra, o objectivo é recriar cada prato típico num livro", explica a coordenadora da CoraNE, Luísa Pires...

A responsável salienta que se fez "o levantamento do receituário tradicional dos quatro concelhos que representa (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), para posterior publicação”, acrescentando que "vamos dar início à recriação de cada um dos pratos, acrescentando às receitas tradicionais novos ingredientes, a inovação e a atractividade, respeitando sempre o receituário tradicional mas queremos apresentar os produtos e os pratos em si de uma forma mais atractiva mais cuidada, mais moderna e apetitosa”, refere.

Luísa Pires acredita que uma forte "aposta na imagem da oferta gastronómica local, é capaz de atrair novos visitantes e de contribuir para o aumento da competitividade do sector da restauração".

Para desenvolver este trabalho a CoraNE pretende celebrar um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança, para que o chefe de cozinha e responsável pela formação na área da hotelaria e restauração deste organismo, confeccione cada um dos pratos do receituário e sugira uma nova forma de apresentação “mais moderna e atractiva”.

Cada um desses pratos será fotografado e essas imagens vão acompanhar as receitas já recolhidas.
Este projecto deve estar concluído antes do Verão e vai ser distribuído e promovido em todo o país e no estrangeiro.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário