terça-feira, 5 de março de 2013

Alfândega da Fé integra rede de municipios sustentáveis

alfandegafe_2.jpg
Alfândega da Fé é o primeiro município do Norte do País a integrar a rede “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”. A declaração de compromissos foi formalizada ontem.
O objectivo é valorizar o papel das autarquias enquanto promotores de um desenvolvimento sustentável ao nível social, económico e ambiental.
A presidente da Câmara de Alfandega da Fé assegura que a adesão a esta rede traz vantagens, sobretudo ao nível da troca de experiências.
“Esperamos poder aprender com experiências de outros municípios que já estão na rede e têm trabalhado com este objectivo de desenvolvimento sustentável. Esperamos também adquirir competências de nível técnico, para que os técnicos da autarquia possam trabalhar melhor nesta área, porque com esta adesão vamos poder dar formação à equipa técnica que vai trabalhar neste projecto, e por isso é mais um impulso no sentido de caminharmos na direcção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da justiça social”, enaltece a autarca.
Nesta fase já aderiram à rede cerca de 10 autarquias do centro e sul do País. Berta Nunes acredita que a união entre municípios pode fazer a diferença na hora de conseguir acordos, por exemplo na área da eficiência energética.
“Em relação ao desafio que lançámos à EDP para podermos substituir as nossas luminárias por leds. Esse desafio já foi lançado há alguns meses e a EDP não tem respondido com a celeridade que nós desejaríamos. Estamos a falar de uma poupança significativa nos consumos de energia eléctrica na iluminação pública. Nesta adesão à rede já percebemos que há mais municípios com pretensões idênticas e pretendemos em conjunto mais facilmente conseguirmos desbloquear esta situação”, exemplifica a edil.
A autarca assegura, ainda, que o município de Alfândega da Fé já tem trabalho no terreno ao nível do desenvolvimento sustentável.
“Nós temos vindo a trabalhar na área do desenvolvimento sustentável, como por exemplo no apoio à criação de emprego, ao emprego ao longo da vida, ao empreendedorismo”, realça Berta Nunes.
Alfândega da Fé a aderir à rede de municípios sustentáveis, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida no concelho.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário