O programa de apoio ao empreendedorismo no Vale do Tua vai procurar durante os meses de setembro e outubro novas ideias de negócios nos cincos concelhos banhados pela barragem em construção nesta zona de Trás-os-Montes.
A medida faz parte das contrapartidas da EDP pela construção da barragem de Foz Tua e na primeira edição, em 2012, ajudou a criar 35 novas empresas e 57 postos de trabalhos nos concelhos de Alijó e Murça, no distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, no distrito de Bragança.
A segunda edição do Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua é promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Durante os meses de setembro e outubro vão decorrer nos cinco concelhos fóruns para "recolher ideias de negócio, avaliar o seu potencial de execução, viabilidade e sustentabilidade, capacitar os futuros empreendedores e apoiar na constituição das ideias de negócio", divulgaram os promotores.
O programa de criação de autoemprego no Vale do Tua tem, segundo ainda os promotores, como principal objetivo "o aumento da capacidade empreendedora, o aproveitamento das oportunidades impulsionadas pela construção da nova barragem, potenciar os negócios existentes na região, aumentar a taxa de sobrevivência das empresas, fixar as populações e melhorar as suas condições de vida".
Os fóruns que irão decorrer em cada município servem para divulgar o programa, para detetar e debater oportunidades de negócio e a identificar potenciais interessados.
O público-alvo destes fóruns "são todos aqueles que tenham a vontade de empreender ou que procuram desenvolver ideais de negócio".
Os fóruns concelhios decorrem a 17 de setembro em Mirandela, 18 em Murça e 24 em Carrazeda de Ansiães.
A iniciativa chegará aos municípios de Alijó e Vila Flor em outubro, em data a anunciar.
O programa de apoio ao empreendedorismo foi lançado, em 2010, na zona da barragem do Baixo Sabor, também em Trás-os-Montes, e foi alargado ao Tua, em 2012.
De acordo com a EDP, a iniciativa já criou um total de "perto de cem empresas" nesta região.
HFI // JGJ
Lusa/fim
Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário