sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Douro é o pulmão da hidroelectricidade em Portugal

O rio Douro é o "pulmão da hidroelectricidade" em Portugal, representando mais de 60% da energia hídrica produzida pela EDP no país, afirmou hoje o director de projecto da Barragem de Foz Tua.




A EDP dispõe, no rio Douro e seus afluentes, de uma potência hídrica instalada da ordem de 2.400 megawatts, dos 4.600 megawatts de potência existentes em todo o país. No Douro são produzidos anualmente cerca de 6.200 gigawatts/hora. Estes valores significam, segundo Freitas da Costa, que aqui são produzidos "60% da energia hídrica do país".

"Daí eu dizer que é o pulmão da hidroelectricidade em Portugal", frisou.

Mas esta capacidade está a ser reforçada com a construção de dois novos empreendimentos, nomeadamente Baixo Sabor e Foz Tua, que vão aumentar a potência hídrica em 424 megawatts. Freitas da Costa falava aos jornalistas à margem de uma visita à Barragem de Foz Tua que está em construção entre os concelhos de Alijó e Carrazeda de Ansiães.

Este empreendimento tem a característica de ser reversível. Ou seja, tem a capacidade de turbinar e produzir electricidade, mas também tem a capacidade de bombear a água de novo para a albufeira.

Isto poderá ser feito nos momentos em que há mais energia disponível na rede, o que acontece mais frequentemente à noite.

Com isto, segundo Freitas da Costa, pode-se aumentar a capacidade de armazenamento de água na albufeira e até se pode ajudar a atenuar as cheias no rio Douro, podendo condicionar os caudais que vão para jusante da Barragem de Foz Tua.

Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário