Este ano a Universidade Sénior quer levar às aldeias do concelho de Alfândega da Fé as aulas de Informática, Educação Física, Motricidade Humana e Trabalhos Manuais.
A ideia é criar em cada aldeia um pólo para que os séniores das aldeias possam usufruir dos momentos de convívio e aprendizagem proporcionados pela Universidade, sem terem o constrangimento de se deslocarem à sede de concelho.
A ideia de tornar a Universidade Sénior itinerante surgiu com o projecto “Click Sénior”, apoiado pela fundação PT, que ofereceu à Universidade equipamentos informáticos. No concelho as acessibilidades são bastante reduzidas e as aldeias são dispersas, pelo que o Município, no sentido de promover um envelhecimento ativo sem excepções, também se associou a este projecto da Universidade tornando possível a sua concretização.
Na aldeia de Soeima, o espaço da antiga escola primária, entretanto desativada devido à falta de crianças, foi transformada num pólo da Universidade Sénior e vai receber as aulas de Motricidade Humana duas vezes por semana e Informática uma vez por semana. Os séniores desta aldeia estão entusiasmados com esta iniciativa que agrada também as mais jovens.
No próximo dia 16 de Setembro os/as séniores de Alfândega da Fé vão regressar à Universidade Sénior após a pausa de Verão. A abertura do novo ano lectivo vai ser assinalada com a inauguração do pólo de Soeima, pelas 14h30 no edifício da antiga escola primária.
Retirado de www.noticiasdonordeste.com
Sem comentários:
Enviar um comentário