sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bragança-Miranda: Diocese acolhe 1.º ciclo de formação em música Sacra

A iniciativa decorre até domingo e pretende ser «um meio de crescimento» para quem anima musicalmente as celebrações. A Diocese de Bragança-Miranda acolhe o 1.º ciclo de formação em música clássica, no seminário de São José.


A iniciativa, que se prolonga até ao próximo domingo, é da responsabilidade do Conservatório de Música e Dança de Bragança e conta com o apoio do Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade.

Numa nota publicada através da internet, o organismo coordenado pelo padre José Manuel Bento Soares faz votos de que este projeto sirva como "um meio de crescimento" para todos quantos estão ou querem estar envolvidos na animação musical das celebrações.

Aquele organismo destaca ainda a pertinência do ciclo para a consolidação de uma liturgia "cada vez mais bela e digna".

Do programa da formação, que decorrerá até ao próximo domingo, constam aulas de ‘técnica vocal’, destinadas a cantores que se encontrem numa fase “primária de formação técnica” ou que sintam vocação para integrar o coro.

Na ‘iniciação à direção do canto litúrgico’ os participantes vão aprender as bases para dirigir “tanto o coro como a assembleia” e no ‘órgão litúrgico/harmonia ao teclado’ pretende-se que os participantes conheçam o instrumento e que fiquem com uma “base sólida” para acompanharem o canto litúrgico.

Os quatro dias do ciclo vão terminar com uma celebração eucarística depois do ensaio geral na catedral.

CB/JCP – Fonte Agência Ecclesia
Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário