quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Feira de burros anima o Naso

O Santuário de Nossa Senhora do Naso, no concelho de Miranda do Douro, voltou a receber a mostra regional de burros, na passada sexta-feira. O certame teve como ponto alto a eleição dos melhores exemplares da raça asinina, concurso que tem por objectivo sensibilizar os criadores para apostarem nesta raça autóctone.
A criadora Iría de Fátimfotoa Gomes, com a sua “Esteva” (assim se chama a sua burra), levou para casa o primeiro prémio. “Estou muito satisfeita, já não é a primeira vez que a Esteva ganha este prémio. São animais que ainda vale a pena ter porque ainda há subsídios que compensam e é de facto um gosto criá-los, são meigos e ainda ajudam na agricultura”, garante a proprietária.
A presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), Joana Braga, valoriza esta mostra para que os criadores ganhem orgulho nos seus animais. “É de extrema importância, não somente para os criadores ganharem orgulho nos seus animais, mas porque têm-se verificado que, de ano para ano, as pessoas têm ganho estímulo de criar e são cada vez mais os burros novos que vão surgindo nesta festa”, explica.

Preservar a raça

Para a dirigente, “as pessoas estão a ganhar gosto por criar este animal e estão a contribuir para a sua preservação e acima de tudo pretende-se com esta festa promover o convívio entre criadores”.
O evento foi organizado pelo município de Miranda do Douro e pela AEPGA, com a orientação técnica da Direcção Geral de Veterinária e da direcção Regional de Agricultura do Norte.
O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes, considera o certame de grande importância para preservação do burro mirandês. “Nestes dias os produtores e os criadores estão em festa em torno de uma raça que é o burro mirandês”, salienta.
Para além da eleição dos melhores exemplares da raça, a festa contou com a gincana de burros, mostra e desfile de burros e actuação do Teatro de Rua, pela companhia Rei Sem Roupa.
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário