sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Santiago de Compostela acolhe peregrinação da diocese de Bragança-Miranda

 A pé, a cavalo, de bicicleta, de autocarro ou de avião, peregrinos celebram a fé junto do Apóstolo Santiago



D. José Cordeiro também é peregrino de Santiago
 





Cerca de seis centenas de peregrinos da diocese de Bragança-Miranda são esperados, no sábado, na Catedral de Santiago de Compostela.

A iniciativa surge como ponto alto da caminhada diocesana, neste Ano da Fé, e “será, para todos os que quiserem associar-se, um dia de encontro, junto do Apóstolo Santiago, em Compostela”, refere à Renascença o bispo D. José Cordeiro.

Muitos dos que vão estar em Santiago de Compostela optaram pela peregrinação a pé, como manda a tradição. Foi a escolha também de D. José Cordeiro que, com um grupo de peregrinos, percorre a pé os cerca de 300 quilómetros que separam Bragança de Santiago de Compostela.

Outros vão de autocarro, alguns escolheram a bicicleta e outros ainda o avião.

A peregrinação teve início em Junho, com um grupo de cinco cavaleiros que partiu da Catedral de Bragança.

Para o bispo de Bragança-Miranda, ir a Santiago em peregrinação “é o caminhar pela vida, levando o essencial, como aquilo que constitui a bagagem de cada peregrino e, sobretudo alimentar a sua fé, sabendo que a vida humana é uma viagem, é uma peregrinação”.

A peregrinação foi escolhida dentro do projecto pastoral da diocese como a “grande metáfora”, com o slogan "repartir de Cristo" nos novos caminhos da missão.

“A peregrinação é uma atitude espiritual de abertura a Deus, ao mundo, aos outros e a nós próprios, como um exercício constante e permanente do caminho que nos conduz ao Absoluto, ao Eterno, ao Mistério”, explica o prelado.

O ponto alto da peregrinação diocesana vai ocorrer pelas 12 horas, com a celebração da eucaristia na Catedral de Santiago de Compostela, presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, depois de ser recebido, às 11 horas, pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio Barrio.

Após o almoço, é tempo de uma visita à cidade.

Escrito por Olímpia Mairos
Retirado de www.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário