segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Centro de Ciência Viva e Casa da Seda de Bragança - local a visitar com vontade de interagir

Um novo Centro Ciência Viva para a divulgação da ciência e da tecnologia abriu as suas portas em Bragança, no dia 30 de Junho de 2007. A Cerimónia de Inauguração contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, da Directora da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas, e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, António Jorge Nunes*, entre outras personalidades.

O Centro Ciência Viva de Bragança é o 14 º Centro a integrar a Rede que a Ciência Viva tem vindo a criar em todo o País. Envolve dois edifícios, um antigo moinho, recuperado para Casa da Seda, e um edifício construído de novo, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, ambos os projectos incluídos no Plano Estratégico da Intervenção Polis. O projecto e parte da construção foram ainda concretizados pela Sociedade Bragança Polis, tendo a sua finalização e arranjo da área envolvente sido concluído pela Câmara Municipal de Bragança. O investimento global, incluindo conteúdos (estes a cargo da Associação Centro Ciência Viva de Bragança, que integra a Agência Nacional para a Ciência e Tecnologia, o Instituto Politécnico de Bragança e a Câmara Municipal), foi de três milhões e meio de Euros. 

A experiência de aprendizagem tem início logo na arquitectura do próprio edifício, uma antiga central hidroeléctrica instalada na margem esquerda do rio Fervença, que o projecto da arquitecta italiana Guilia de Appolonia transformou em casa de ciência.

Este edifício do Centro Ciência Viva de Bragança é um autêntico módulo interactivo graças à intervenção do engenheiro Guilherme Carrilho da Graça. Por exemplo, a sua fachada permite adaptar-se às condições atmosféricas de modo a optimizar a captação directa da energia solar térmica. Este é um exemplo vivo de uma gestão inteligente dos recursos energéticos.

Como tirar partido das energias renováveis? De que forma podemos contrariar o aquecimento global e o efeito de estufa? Será que a pegada ecológica de Portugal está dentro dos limites da capacidade do planeta? Estes são alguns exemplos de módulos interactivos que fazem parte do Edifício Principal.

O Centro Ciência Viva de Bragança inclui ainda a Casa da Seda, resultado da recuperação de um antigo moinho, onde será possível aprender o ciclo de vida do bicho-da-seda, compreender o processo de tingimento da seda e conhecer a sua indústria. Aqui, qualquer que seja a estação do ano, a paisagem que olhamos pela janela em tempo real está sempre repleta de borboletas.

Todo o núcleo expositivo do Centro Ciência Viva de Bragança foi produzido pela empresa portuguesa YDreams, em colaboração com a Ciência Viva. À disposição dos visitantes estará também um espaço de acesso livre à Internet e uma cafetaria e esplanada com vista sobre a margem do rio Fervença.

Centro Ciência Viva de Bragança

Rua Beato Dinis

5300 – 130 Bragança

www.braganca.cienciaviva.pt

Horário: Terça a Sexta das 10h00 às 18h00

              Sábados, Domingos e Feriados das 11h00 às 19h00

               Encerra à Segunda

Retirado de www.cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário