quarta-feira, 11 de setembro de 2013

“Entre Margens” inaugura exposição inédita: 200 fotografias unem as margens do Douro

A 3ª edição do Entre Margens encerra com uma exposição inédita, que incluirá trabalhos dos 12 fotógrafos convidados e imagens dos 31 fotógrafos emergentes que participaram no projecto entre 2011 e 2013. A inauguração acontecerá no próximo sábado, 14 de Setembro, na cidade do Peso da Régua.

O projecto Entre Margens – O Douro em Imagens, promovido pelo Museu do Douro, conclui a sua intervenção cultural que uniu oito municípios durienses em torno do mesma ideia: tornar o Douro tema e objecto da fotografia artística contemporânea.

A última de 34 exposições atravessa o Douro, ocupando mais de 300 metros da ponte pedonal do Peso da Régua. Trata-se de uma mostra retrospectiva que revisita todos os fotógrafos que, ao longo destes três anos, apresentaram a sua interpretação fotográfica do território e das gentes durienses.

Nomes nacionais, como António Pedrosa, Céu Guarda, Daniel Blaufuks, Inês D’Orey, João Pedro Marnoto, Luísa Ferreira, Nelson D’Aires, Pauliana Valente Pimental ou Paulo Catrica, e internacionais, como Chloe Dewe Mathews, Brian Griffin e Gil Sibin, estarão expostos em conjunto com todos os fotógrafos emergentes. Também estarão patentes algumas imagens da memória fotográfica da região (recolhidas por Domingos Alvão, Emilio Biel, entre outros). No total, haverá 200 fotografias, distribuídas por 32 cubos, 13 paralelepípedos e 38 framelights.

Mais uma vez, o Entre Margens associa registos sonoros às imagens expostas. Munido de um smartphone, o visitante pode contemplar as imagens captadas pelos fotógrafos enquanto escuta as recolhas feitas por Tiago Pereira, mentor do projecto “A Música Portuguesa a gostar dela própria”. A exposição da Régua poderá ser visitada até 13 de Outubro.

A inauguração será assinalada com o concerto "Sons do Douro", um projecto musical idealizado e construído pelo Entre Margens. A partir das 22h, na Ponte Pedonal, vão ecoar as sonoridades das pipas de vinho agora transformadas em instrumentos de percussão.

Nesta performance, coordenada por Hugo Menezes (percussionista que já trabalhou com Cool Hipnoise, Mercado Negro, Tora Tora Big Band, entre outras), participa quase uma centena de músicos da região (22 percussionistas em palco e os restantes integram grupos de bombos), com idades compreendidas entre os 14 e os 53 anos. O espectáculo em Peso da Régua envolverá músicos, grupos de bombos e, pela primeira vez, uma voz feminina.

Entre 2011 e 2013, de Junho a Outubro, o Entre Margens contabilizou 34 exposições, 600 fotografias, 85 espectáculos, 10 acções de formação e cinco conferências internacionais.

O Entre Margens tem como promotor a Fundação Museu do Douro, autoria e coordenação da Procur.arte Associação Cultural, e conta com oito municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros. Este é um projecto apoiado no âmbito do QREN ON.2 - Grandes Eventos Culturais.



Encontros Internacionais “Território e Imagem” no Museu do Douro 
De 20 a 22 de Setembro, os últimos Encontros Internacionais têm lugar no Douro, um Território com uma Imagem forte e consistente, formada ao longo dos anos pelos olhares de inúmeros fotógrafos que imprimiram a sua leitura sobre o rio, socalcos e vinhas.

Reunidos no Museu do Douro, os oradores nacionais e internacionais vão reflectir e debater sobre o modo como os territórios influenciam a criação de realidades visuais, se as realidades presentes no imaginário colectivo correspondem à realidade no terreno, se há espaço para a criação de olhares que escapem aos imaginários formatados, qual o papel e o contributo que a criação artística pode desempenhar para a criação destes “Territórios Imagéticos”, entre outras questões.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição (até 16 de Setembro, através do entremargens@procurarte.org).

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário