sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Apresentado Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para o período de 2014-2020

Realizou-se no dia 12 de Setembro no auditório Paulo Quintela em Bragança a apresentação Pública do Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para o período de 2014-2020, ZASNET 2020.



A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, Professor Doutor Emídio Gomes enalteceu a iniciativa do ZASNET AECT na realização do Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial para o período 2014-2020, contributo para o Plano Regional de Cooperação em fase de preparação.

Referiu que a Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte está a empenhada em três prioridades, relançar a cooperação transfronteiriça e transnacional.

A apresentação do Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial esteve a cargo do Professor Doutor Augusto Medina, Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), empresa responsável pela elaboração do documento, em colaboração com a empresa espanhola IDOM.

Na sua explicação destacou que na elaboração do Plano houve uma reflecção estratégica sobre as politicas definidas na Europa 2020, que tem como iniciativas emblemáticas, um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Referencia também que no sentido de conseguir envolver setores diversificados da sociedade, a metodologia previu a implementação de mecanismos de interação permanentes ao longo do desenvolvimento do ZASNET 2020, incluindo momentos individuais (entrevistas a mais de 40 representantes de instituições relevantes) e coletivos (organização de quatro workshops temáticos em Bragança, Zamora, Salamanca e Mirandela) de discussão e recolha de contributos junto dos responsáveis regionais.

Efetuou a exposição das 4 linhas de orientação estratégica do plano e dos 12 objetivos estratégicos para o território, e explica que o ZASNET AECT assume diferentes papéis na concretização dos diferentes projetos, como promotor, facilitador, executor e colaborador.

O Plano de ação foi estruturado em doze ações integradas, cada uma com projeto âncora e diversos projetos complementares.

A sessão contou com a presença de Dr. Alfonso Alcoea Martinez, Administrador do Comité das Regiões da União Europeia que efetuou exposição dos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territoriais (AECT) existentes na Europa. Salientou o fato de atualmente existirem 37 AECT na Europa, e que estes são considerados como instrumentos preferenciais de cooperação pelo Comité das Regiões.

Menciona a importância de cooperação transfronteiriça entre o território ZASNET e destaca o fato do ZASNET AECT ser o primeiro AECT na Europa a desenvolver um Plano Estratégico onde integra explicitamente a Estratégia Europa 2020 e que desta forma assume uma posição privilegiada no próximo quadro de programação comunitário, orientação que será destacada como bom exemplo do trabalho no quadro da política da União Europeia.

Refere também que no próximo mês de outubro vão-se realizar os Open Days em Bruxelas iniciativa em que o ZASNET AECT vai estar apresentar o Plano Estratégico. O encerramento da sessão esteve a cargo do Engº Jorge Nunes Presidente da Assembleia Geral do ZASNET que referiu que o território ZASNET precisa de atenção especial das autoridades europeias nacionais e regionais uma vez que tal como todo o território ibérico de fronteira são territórios que dado a sua periferia enfrentam dificuldades sociais económicas bem acentuadas no acentuado no processo de despovoamento. Refere também a importância para a região de algumas infraestruturas de transporte que estão por concretizar, como o exemplo da ligação Bragança- Puebla de Sanabria e o troço de autoestrada entre Quintanilha e Zamora que podem potenciar infraestruturas já realizadas nos dois lados da fronteira. Alude também ao fato de no distrito haver outras infraestruturas de transporte que estão por efetuar como é o caso da ligação de Vimioso e Vinhais à A4 que sem as mesmas a região não poderá promover uma estratégia de coesão e crescimento, e articulação do sul do distrito com Salamanca.

Na apresentação pública estiveram presentes representantes dos Membros dos ZASNET, Diputación de Zamora e Salamanca, Ayuntamiento de Zamora e as Associações de Municipios da Terra Fria Transmontana e Terra Quente Transmontana e Douro Superior, e diversos representantes de instituições do território ZASNET tais como Presidentes de Câmara e Alcaldes de Municipios, direções regionais, escolas de ensino superior, associações empresariais e comerciais, grupos de ação local da Província de Zamora e Associações de Desenvolvimento.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário